Conhecimentos Necessários para Empreender

16.05.2017

Sabe aquelas demonstrações militares como desfiles e movimentos que impressionam pela marcialidade e timming precisos?

Segundo A arte da Guerra que é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu, essa capacidade de realizar movimentos simples iniciais são na verdade a base para realização de estratégias mais complexas. Ou seja, se você consegue executar movimentos básicos será capaz de realizar movimentos muito mais complexos que vão de pilotar um avião ou desarmar um artefato explosivo à partir de uma doutrina específica.

Esse tipo de exercício jamais fora superado em eficácia, sendo utilizado por todas as forças armadas do mundo, apenas alternando e se adaptando a cada cultura e tradições.

Só tem um problema não tem como aprender e executar esses movimentos de forma descontraída e relaxada, acompanhados de um bom papo e boa comida por exemplo.

“Ordem unida (nome do exercício no Brasil) só funciona com raiva”. Ouvi muito essa expressão ao longo de nove anos, tempo em que servi meu país como Fuzileiro Naval e ainda posso me lembrar das intermináveis horas desse exercício sendo realizado ao sol de verão do Rio de Janeiro ou noite a dentro muitas vezes sob chuva enquanto “pessoas normais” seguiam suas vidas a espera da próxima sexta-feira.

– Mas Léo o que tem isso a ver com empreender?

Vamos lá então, não quero com isso lhe convencer sobre doutrina militar mas conforme os exercícios de ordem unida tenho algumas perguntas para analisarmos sobre nossos negócios, serviços, projetos e o empreender.

Como empreender?

Como empreendedor você tem conseguido executar os movimentos básicos necessários? Vamos a alguns exemplos:

1-Você sabe qual o real custo do seu produto ou serviço, inclusive os custos de deslocamento para reuniões com clientes?

2-Você tem planilhados TODOS os seus gastos fixos mensais (telefone, aluguel, taxas e encargos)?

3-Você entende de fluxo de caixa?

4-Você consegue estimar sua taxa de crescimento ou de redução de suas vendas mensalmente?

5-Você tem um plano básico de negócios para servir como uma bússola para te guiar?

Esses são apenas alguns questionamentos que devemos nos fazer ao empreender. Talvez você identifique algo específico ao seu negócio ou serviço que seja básico e que também necessite de uma análise.

Se você ainda não sabe respostas para alguns desses ou outros questionamentos básicos (assim como no exercício de ordem unida),  talvez seja hora de voltar ao básico se reestruturando e construindo uma base sólida para empreender seus negócios.

Aprender os movimentos básicos talvez não seja tão agradável assim, mas com isso dominado poderá partir para a realização de qualquer movimento de qualquer complexidade, o que ocorrerá naturalmente.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Fico realmente impressionado com a quantidade de gente que acha que sabe o avançado sem nem saber os fundamentos.
    Parabéns pelo artigo curto e direto ao ponto Leo.
    E obrigado pelo café!!!
    Um forte abraço,
    Bruno Juliani.

  2. Leonardo Romão

    Obrigado Bruno, vamos marcar aquele café na Abracoaching!!

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *