Dicas Para Alcançar O Crescimento Profissional

19.11.2016
Crie seu futuro – 728 x 90

O que é crescimento profissional para você? Um bom salário? Reconhecimento dentro da empresa? Mais tempo com a família? Cargos importantes na corporação? Na verdade, essa questão é bem individual e subjetiva, mas de modo geral, alcançar o crescimento profissional exige algumas recomendações. Veja a seguir, as dicas que separamos especialmente para você conquistar o que tanto almeja!

Conheça a si mesmo

Antes de iniciar qualquer projeto ou determinar qualquer tipo de meta, é importante conhecer a si mesmo, tanto no âmbito profissional quanto no âmbito pessoal. É somente com o autoconhecimento que é possível saber os pontos fortes de cada pessoa e os pontos que precisam de melhoria. Sabendo quem você é, valores e pontos que precisam ser desenvolvidos fica muito mais fácil traçar metas e objetivos para desenvolver o crescimento profissional.

Trace metas e objetivos para o crescimento profissional

Sem metas é impossível alcançar objetivos. Quando falamos em alcançar o sucesso e consequentemente o crescimento profissional, estamos falando em traçar um caminho e percorrê-lo até chegar ao topo. É normal que no trajeto haja algumas pedras no caminho e seja necessário desviar ou mudar um pouco de rumo, isso faz parte do amadurecimento de cada pessoa. Por isso, traçar metas e objetivos é primordial.

Tenha comprometimento

Para alcançar o crescimento profissional o compromisso é algo primordial. É preciso envolvimento com os problemas para que as soluções sejam conquistadas. Ter comprometimento não é aguentar a sobrecarga do trabalho, mas sim, compreender e desempenhar o melhor que pode oferecer sempre.

Invista no desenvolvimento contínuo

Para se manter sempre como um profissional capacitado, atualizado e eficiente, é necessário que as habilidades, competências e conhecimentos estejam sempre em evolução. O desenvolvimento contínuo é uma forma eficiente de aprimorar cada um desses pontos. O crescimento profissional depende muito da bagagem de conhecimento que cada profissional carrega, e por isso, é de suma importância estar aberto a novas ideias e desenvolvimentos.

Pratique a resiliência profissional

Com certeza você já deve ter ouvido falar nesse termo. Afinal, a resiliência profissional é a competência do momento, bastante exigida na Europa e Estados Unidos. Aqui no Brasil, muitas empresas consideram como característica essencial do profissional. A resiliência, nada mais é do que a capacidade de superar obstáculos e lidar com problemas ou situações de pressão sem perder o equilíbrio emocional. Para alcançar o crescimento profissional, ser resiliente é promover mudanças, vencer todas as dificuldades, antecipar possíveis crises e saber superar cada situação difícil com inteligência e maturidade.

Compartilhe ideias e conhecimentos

Profissionais egoístas estão sendo eliminados do mercado. Isso porque a palavra da vez é “colaboração”. Ajudar o próximo, seja com a solução de um problema ou simplesmente com o apoio moral, é uma forma de colaboração. Muitas empresas são compostas por equipes, e todos sabemos que dentro de um grupo de pessoas o correto é ajudar o outro. Colaborar com ideias e conhecimentos é um passo largo para alcançar o crescimento profissional. Além de ganhar a visibilidade positiva dentro da corporação, é uma forma também de conquistar a confiança das pessoas ao seu redor, fazendo com que elas te enxerguem como uma excelente referência e competência.

Faça Networkings

Ter uma ampla rede de relacionamentos com outros profissionais é ótimo para ser visto e lembrado. Além disso, é uma forma de trocar experiências, aprendendo com os erros e acertos do próximo. Para isso, é importante comparecer a eventos de sua área e interesse, praticar esportes com algum amigo da área e enriquecer a rede relacionamentos. Manter esse contato é importante para que seja possível também conhecer novas pessoas e estar sempre disposto a ajudar e a ouvir o próximo. O crescimento profissional vai além do departamento em que se atua, ele envolve outras pessoas e profissionais, é um constante e diário aprendizado com a troca de experiências.

Aja sempre com profissionalismo

Manter um relacionamento saudável com todos da empresa é fundamental. Agir com profissionalismo também é. Por isso, cumpra sempre com os prazos que foram estabelecidos e realize suas tarefas com organização. Criar um cronograma ou agenda online pode ser interessante para todos da empresa. Assim, todos ficam sabendo o dia de uma reunião ou data de entrega de um trabalho. A imagem profissional é essencial para alcançar o crescimento profissional. Crescer profissionalmente é importante, mas é preciso cautela e bom senso.
A postura ética e o crescimento profissional estão no mesmo patamar.

Priorize mais a contribuição do que a recompensa

Quanto mais você valoriza a contribuição, maiores serão os resultados e as recompensas. Para alcançar o crescimento profissional, é importante se dedicar totalmente ao cargo que pratica, mas sem esquecer o conjunto: equipe e empresa. Estabelecer as próprias metas e se esforçar para alcançar cada uma delas é primordial para obter o crescimento profissional. Tenha em mente que, seguindo essas recomendações, mais cedo ou mais tarde, você desenvolverá o crescimento profissional.

Continue acompanhando o nosso blog para ler mais notícias sobre carreira e crescimento profissional.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *