Quais Informações Incluir no seu Currículo Vitae?

03.02.2017

Quem está à procura de uma colocação no mercado de trabalho ou de novas oportunidades profissionais precisa prestar atenção no currículo. Isso porque ele atua como uma fonte de informações profissionais e é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Muitas pessoas têm dúvidas quanto à elaboração do mesmo. Você sabe quais informações incluir no seu currículo vitae? Leia o post e descubra!

Dados Pessoais

Esse é o primeiro passo para criar o currículo vitae. Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas deixam de colocar essas informações e se preocupam somente com os demais campos. Para não cometer essa falha, insira o seu nome completo, idade e estado civil – que devem aparecer no início do documento. Além disso, disponibilize pelo menos dois telefones para contato e um e-mail. Dessa forma, a empresa terá mais facilidade e possibilidade de contatá-lo.

Objetivo

Nesse tópico, escreva de forma direta quais são os seus objetivos para que a empresa compreenda qual área da empresa você poderá atuar. Evite colocar muitos objetivos, coloque apenas o mais relevante e que esteja de acordo com suas qualificações e experiências.

Grau de Escolaridade e Cursos Extracurriculares

O terceiro passo é dispor a sua formação acadêmica e/ou qualificações acadêmicas, como cursos extracurriculares e demais atividades. Em uma análise de currículo vitae, é comum que o recrutador se interesse por essa parte, por isso, evite ao máximo omitir. Se você costuma fazer trabalho voluntário, essa é uma boa hora de expor. Mesmo que não tenha a ver com a área que pretende trabalhar, a informação ajudará o recrutador a moldar o seu perfil.

Experiências Profissionais

Essa é a parte mais importante do currículo vitae e, por isso, exige muita atenção. Prefira sempre destacar as experiências mais relevantes para a especificação de cada oferta e aquelas que lhe trouxeram competências técnicas. Organize por todas as experiências por datas.

Competências

O currículo vitae exige as informações mais relevantes, portanto, no momento de descrever suas competências e pontos fortes, seja objetivo e jamais minta. Essas informações são cruciais para que os recrutadores criem a sua imagem, se o seu perfil do currículo vitae não condizer com o que ele está vendo pessoalmente, com certeza você terá sérios riscos de eliminação.

Referências Profissionais

Algumas empresas solicitam que o currículo vitae contenha as referências profissionais. Se for o caso, adicione essa informação no final do currículo.

Poucas pessoas sabem, mas um dos fatores decisivos na hora de contratar um profissional é a forma como o currículo foi redigido. Por isso, revise todas as informações para evitar erros de digitação ou gramática. Além disso, mantenha-o sempre dentro de uma pasta para evitar que ele suje ou amasse.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *