Conceito e Definição de Gestão de Pessoas

12.09.2017

A gestão de pessoas é essencial para as mais diversas empresas. Por meio dela, por exemplo, acontece a formação de equipes, organização das funções de cada funcionário e utilização, ao máximo, do capital humano. Mas, afinal, qual é o conceito e a definição de gestão de pessoas? Para entender isso, confira as explicações a seguir.

Diferença entre conceito e definição

Como a proposta deste artigo é esclarecer o conceito e a definição de gestão de pessoas, antes de ir diretamente à essa explicação, é importante mencionar a diferença entre estes dois termos: conceito e definição, para que, assim, a gestão de pessoas seja compreendida por completo.

Então, saiba que, quando se fala de definição, estamos falando do real significado. Isto é, do esclarecimento preciso e da delimitação exata de algo. Já o conceito, está mais ligado à mente e ao pensamento, considerando a capacidade de interpretação e compreensão das pessoas.

Com esses termos devidamente esclarecidos, conheça a seguir tanto o conceito quanto a definição de gestão de pessoas.

Definição de gestão de pessoas

De acordo com o dicionário, gestão é a administração e a gerência de algo. E como já deve saber, pessoas são todas as criaturas que pertence à espécie humana, sendo homem ou mulher.

Com base nisso, pode se definir a gestão de pessoas como o ato de administrá-las. E caso esteja se perguntando como e porque se administra seres humanos, saiba que é nesse ponto que entra o conceito desse tipo de gestão.

Conceito de gestão de pessoas

Como o conceito de gestão de pessoas está ligado à compreensão das pessoas, ele pode variar de acordo com o entendimento de cada um.

Porém, de modo geral, o conceito de gestão de pessoas é mais conhecido e utilizado dentro de corporações. Isso porque, como as empresas depende de pessoas para trabalharem em prol de um objetivo, é viável também que essas pessoas sejam administradas, tanto para que todos convivam em harmonia, quanto para que o resultado almejado seja atingido.

Para que isso aconteça, há líderes, que são colocados à frente das equipes das empresas com o propósito de geri-las por meio de habilidades, métodos e práticas, e também com o objetivo de administrar o comportamento e as funções de cada funcionário.

Esse é o principal conceito de gestão de pessoas. Esperamos que tenha compreendido. Em caso de dúvidas, nos deixe um comentário e continue navegando pelo blog do Portal Coaching.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172