Descubra Quais São as Suas Competências

02.02.2017

Quando lhe perguntam quais são as suas competências pessoais e profissionais, o que você responde? Muitas pessoas têm dificuldade em listar seus pontos fortes e isso acontece porque nós tendemos a focar mais nos aspectos negativos em detrimento dos positivos. No entanto, identificar suas características positivas é essencial para investir no seu potencial e diferencial competitivo, e são esses os fatores que o conduzirão ao sucesso.

O que é competência?

Diferentemente do uso cotidiano, no qual competência está relacionada a atitudes reativas, como capacidade de resolver problemas, habilidade e aptidão, no mundo empresarial, é considerado um conceito mais proativo e abrangente.

Os recrutadores entendem que competência é a forma como você age e assume a responsabilidade diante das situações profissionais, de acordo com os conhecimentos adquiridos e experiências vivenciadas. Por isso que se destacam os profissionais cujas atitudes agregam valor para a empresa, dependendo do seu objetivo. São eles que ganham a vaga disputada em determinada ocasião ou conseguem determinada promoção.

A competência engloba simultaneamente conhecimento, habilidade e atitude, ou seja, seu potencial diante de desafios. Diante disso, ao identificar quais são as suas, você deve se perguntar: quais são as minhas qualificações que permitem realizar eficazmente as tarefas?

Como identificar as suas competências?

Para identificar as suas competências, é necessário investir em autoconhecimento. Essa avaliação permitirá que você faça escolha profissionais mais assertivas, pois poderá optar por empresas e cargos que exijam aptidões que você já possui e, principalmente, que atendam às suas expectativas.

Como fazer isso? Coloque no papel todos os seus pontos fracos e pontos fortes. Sinta-se à vontade para anotar o que vier à cabeça. Facilite essa tarefa conversando com as pessoas que o conheçam bem, pode ser amigos, colegas de trabalho e familiares. Peça para que eles listem as suas características. Certamente, você se surpreenderá com muitas que eles mencionarem.

Ao contrário do que pensamos, conhecemos pouco sobre nós mesmos e a sensação de que somos capazes apenas de desempenhar uma função geralmente surge quando fazemos a mesma atividade durante muito tempo. Nossas percepções sobre nós mesmos está ligada a essas experiências e, por isso, muitos traços da personalidade passam despercebidos. Quando você faz o exercício proposto, resgata grande parte deles e consegue, dessa forma, explorá-los ou modifica-los em prol de seu sucesso.

Sua autoanálise não deve ser focada somente nas atividades realizadas no trabalho. Considere também aquilo que pratica durante o dia a dia, especialmente hobbies. Ao finalizar esse inventário, você deverá comparar as competências listadas por você e as que foram elencadas por outras pessoas. Aposte no desenvolvimento daquelas que aparecem em ambas as listas, porque elas indicam no que você efetivamente é bom.

Quando identificar as suas competências, tente mostrar no seu currículo, entrevista e dia a dia de trabalho o que você pode fazer com elas e que agreguem valor efetivo à organização. Com isso, você estará fazendo aquilo que mais tem facilidade e, certamente, conquistará o seu espaço e mais satisfação.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *