Dicas de como entrevistar um candidato

13.02.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

A entrevista de emprego é um momento muitas vezes tenso para quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, assim como para o profissional de recursos humanos, já que se exige que ele consiga descobrir todas as informações essenciais do candidato para a empresa.

No entanto, nós sabemos que em algumas corporações os responsáveis pela contratação nem sempre são profissionais com conhecimento técnico, o que dificulta o processo ou o torna ineficiente para encontrar o profissional ideal para a colocação.

Pensando nisso, listamos algumas dicas de como entrevistar um candidato para assim conseguir encontrar o profissional que melhor se encaixe em sua corporação, tanto em habilidades técnicas, quanto em características pessoais.

Tenha em mente o cargo para saber como entrevistar um candidato

O primeiro ponto a ser observado é o cargo para o qual a entrevista será realizada, só assim você saberá como entrevistar um candidato.

Com isso em mente, será possível listar as habilidades e competências técnicas necessárias da seleção e entender melhor como esse profissional irá atuar dentro da corporação. Por exemplo, se a ocupação for técnica, será melhor ter um profissional mais objetivo e centrado, que saiba lidar bem com pressão e prazos encurtados.

Saber o cargo e as atividades que serão desenvolvidas te ajudará a manter o nivelamento dos colaboradores.

Leia o currículo com atenção

Pode até parecer clichê, mas ter atenção ao ler o currículo te ajudará a marcar observações e dúvidas que possam surgir no decorrer do processo seletivo. Além disso, é possível colocar em destaque aquilo que te fez convidar aquele profissional para a entrevista de emprego.

Por exemplo, um profissional não tem o nível técnico necessário para uma competência, mas seu conhecimento em um novo software pode ajudá-lo a conseguir a vaga, já que dentro da corporação poderá aprender mais sobre o que ainda não possui muita habilidade.

Inicie aos poucos

Todo candidato está nervoso com a entrevista, por esse motivo é preciso que você primeiro tente deixar o profissional mais relaxado. Pergunte se ele encontrou fácil a empresa, se pegou muito trânsito, ou ofereça um copo d’água ou um café. Dessa maneira será mais fácil ele se acalmar e responder as perguntas de acordo com suas competências e não com o que acredita que você espera ouvir.

O próximo passo é perguntar sobre os dados do currículo, como as experiências profissionais e esperar que ele responda em seu tempo, sem apressá-lo. Lembre-se que para quem está em busca de uma oportunidade de emprego, a entrevista é vista como a única chance de mostrar tudo o que sabe.

Só depois você deve aplicar os testes de personalidade e técnicos e realizar as dinâmicas de grupo ou qualquer outra prova específica para a área de atuação dentro da empresa.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *