Dicas de Como Liderar Equipes

24.02.2017
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A liderança e a gestão de pessoas são fatores primordiais para que a empresa cresça sólida e consistente. Um bom líder inspira os demais colaboradores, retém talentos e mantém a equipe sempre engajada. A responsabilidade é grande e, por isso, vamos te ajudar nessa missão. Veja, a seguir, dicas de como liderar equipes para manter o seu ambiente organizacional sempre preparado para lidar com mudanças, desafios e em busca dos melhores resultados!

Transmita confiança e segurança aos colaboradores

Saber como liderar equipes não é tarefa fácil, afinal, lidar com diferentes comportamentos e expectativas exige paciência, respeito e, principalmente, empatia. Por isso, o bom líder é aquele que tem confiança no que diz e transmite segurança aos colaboradores. Para trabalhar esse lado, é importante sempre estar aberto a conversas, reuniões e opiniões. Vale lembrar que esses dois fatores são conquistados com o tempo, por isso, é bom estar atento a eles para não colocá-los em risco por causa de uma frase mal colocada, por exemplo.

Ser um bom ouvinte é muito importante

A hierarquia rígida de anos atrás foi substituída pela relação saudável entre líder e colaborador. Isso significa que, hoje em dia, os funcionários não têm mais medo de falar o que pensam ou sobre a forma que se sentem em relação à empresa. Por isso, é muito importante saber ouvir. Muitas vezes, o que é um “problema” para um colaborador pode não ser para o líder e é papel do bom líder mostrar o melhor caminho a ele.  Então, esteja sempre aberto às conversas, dúvidas e sugestões.

Conheça o perfil de cada colaborador

Como citado anteriormente, o maior desafio de saber como liderar equipes é justamente lidar com diferentes pessoas em um único grupo. A melhor maneira para tratar essas diferenças de forma natural e leve, é conhecendo cada um, cada peculiaridade, e isso só é possível depois de um bate-papo. Por isso, agendar feedbacks pessoais é tão importante. Nele, é possível compreender a expectativa de cada pessoa, bem como perspectiva, pontos a melhorar, etc.

Estimule ideias e proponha desafios

Para motivar a equipe, nada melhor do que deixá-la engajada com a empresa. Por isso, além de ouvir, é fundamental reconhecer as boas ideias. As melhores precisam ser colocadas em prática, as demais podem ser ajustadas para serem usadas futuramente. Além disso, mais de 70% dos funcionários apontam a rotina monótona como causa da desmotivação. Solucione essa questão propondo desafios constantes. Dessa forma, o colaborador sentirá que pode contribuir para a melhoria pessoal e profissional.

Saber como liderar equipes não é nenhum mistério, o diálogo, nessa situação, é fundamental para aprender a lidar com as mudanças e diferenças. Adote as dicas citadas no texto e engaje ainda mais a sua equipe de colaboradores!

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