Dicas de Como Motivar uma Equipe

17.03.2017

O processo de seleção foi assertivo, os colaboradores estão alinhados com os valores e a missão da empresa e, aparentemente, não há nenhum problema que possa te impedir de ter uma equipe produtiva. No entanto, a realidade é diferente e é aí que surge a fatídica questão: “Como motivar uma equipe?”.

Para motivar sua equipe não é preciso recorrer a coachings experientes ou encontrar softwares de planejamento altamente tecnológicos. Basta adotar alguns comportamentos essenciais para tornar o grupo, um time dos sonhos, cheio de vontade de crescer com sua corporação.

Para te ajudar, vamos revelar neste artigo 4 dicas que farão com que a motivação da equipe seja cada dia maior.

4 dicas de como motivar uma equipe

Valorize cada vitória


Muitos líderes acreditam que colaboradores que realizam um bom trabalho não precisam ser motivados e essa é uma grande mentira. Isso porque todos os profissionais gostam de receber o reconhecimento e valorizar cada uma de suas conquistas é importante.

Toda vez que você demonstra para a sua equipe que está feliz com os resultados obtidos e que eles foram essenciais para essa vitória, recebe em troca pessoas mais motivadas a continuar realizando um bom trabalho.

Conheça suas necessidades


Se algum membro da equipe parece desmotivado, o ideal é que todos tenham uma conversa franca e que exponham quais os principais problemas enfrentados. Isso porque é preciso que entendam que são um time e se alguém não estiver bem, todo o trabalho pode acabar comprometido.

Vale lembrar! Em alguns casos o rendimento pode ser afetado pela falta de capacitação, softwares ou recursos, como um computador que não trave tanto, por exemplo. Ao entender o que acontece e se dispor a solucionar o problema, a equipe percebe a importância que possui dentro da organização e se sente mais motivada.

Estabeleça metas e forneça métricas


Estabelecer metas é um dos meios mais eficientes para se motivar uma equipe, mas é preciso ter atenção a dois importantes aspectos. O primeiro é o de estipular alvos realistas e o segundo, o de tirar toda a equipe da zona de conforto. Afinal, você conhece suas capacidades e se quer motivá-los é porque entende que eles podem ir além.

Para que isso tenha o efeito desejado, não se esqueça de estar sempre disponível para dúvidas e sugestões e envie as métricas de suas novas atribuições ou objetivos alcançados. Isso mostrará não apenas que eles podem mais, mas também os incentivará a estar sempre na “boa linha” da medição.

Agora que você já sabe como motivar uma equipe, acesse nosso blog e encontre dicas de motivação e liderança que podem ampliar ainda mais seus resultados.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *