Dicas de Dinâmicas Motivacionais

30.01.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Manter os funcionários motivados é fundamental para as empresas garantirem sua competitividade. Mas, ao mesmo tempo que isso traz resultados positivos, também se mostra como um dos grandes desafios das organizações. Muitas pessoas recorrem a estratégias que somente proporcionam alegria momentânea e não engajam efetivamente. Mal sabem elas que solução pode ser mais acessível, barata e fácil do que elas imaginam: estamos falando das dinâmicas motivacionais.

Dinâmicas motivacionais são ferramentas de integração que mobilizam todos os membros da organização ou equipe. Por meio de momentos descontraídos e brincadeiras, pode-se aproximar os colaboradores, estreitar os laços entre eles e a empresa, reconhecer e demonstrar a importância de seu trabalho, promover a troca de experiências e aprendizado, estabelecer objetivos, entre outros.

A partir dessas ações, é possível dar sentido ao trabalho de cada membro da organização. Como consequência, as pessoas ficam mais motivadas e compromissadas a cooperar para a empresa alcançar resultados extraordinários. Isso é engajar!

Praticando dinâmicas motivacionais

As dinâmicas motivacionais podem ser realizadas de diferentes maneiras, mas seu foco deve ser sempre mexer com o psicológico dos participantes. Os colaboradores precisam sair do processo com sua visão sobre a empresa totalmente transformada (e de forma positiva), do contrário, a estratégia terá sido em vão. Escolher a mais adequada ao perfil dos seus funcionários ajuda a obter resultados mais satisfatórios. Confira abaixo quais são os principais tipos:

Missão Impossível

O objetivo dessa dinâmica motivacional é estimular o trabalho em equipe e a comunicação entre os participantes, além de incentivar o alcance de metas pessoais ou profissionais.

Materiais necessários:
Cópias da missão de sua empresa, na quantidade suficiente para distribuir a todos os participantes e cópias da missão de outras organizações que sejam inspiradoras para você.
Folha de papel e canetas suficientes para grupos de três a cinco participantes.

Como fazer

Comece dividindo os participantes em grupos que contenham três a cinco integrantes cada. Em seguida, explique o conceito de missão corporativa e distribua as cópias. Dê também a cada grupo uma folha e uma caneta.

Você deve orientá-los a desenvolver em conjunto uma breve missão para seu departamento. Quando todos terminarem, deverão ler o que escreveram e você precisa se certificar de que elas não contradizem a da empresa.

Ao final da dinâmica, recolha todas as missões e separe um local no ambiente de trabalho para fixá-las.

O tempo de aplicação dessa dinâmica motivacional é de 30 minutos e o ideal é que seja realizada com, no máximo, 20 pessoas.

Resultados

Essa dinâmica permite que os participantes discutam suas dificuldades, sentimentos, facilidades e outros fatores que a equipe julgar importantes. O facilitador, por sua vez, pode avaliar a motivação de cada participante e a sua forma de trabalhar em equipe.

Carta a si próprio

Cada pessoa é única e aquilo que a motiva também. A “Carta a Si Próprio” é um tipo de dinâmica eficiente nesse objetivo. Ela ajuda os participantes a pensar sobre suas expectativas, desenvolver autoconhecimento e assumir um compromisso consigo mesmo.

Materiais necessários:

Papéis e envelopes, na mesma quantidade dos participantes.

Como fazer

Distribua os papéis e envelopes para cada participante e peça para que eles escrevam uma carta a si mesmos, como se as fossem receber daqui a um ano. Oriente-os a contar como se sentem naquele momento e como espera estar no período em que a carta lhe será entregue. A empresa deve efetivamente encaminhar a carta ao endereço do colaborador.

Essa dinâmica motivacional deverá ser aplicada num período de 30 minutos e não quantidade máxima de pessoas que podem participar.

Resultados

Ao aplicar essa dinâmica motivacional, você estimulará o autodesenvolvimento de seus colaboradores e fará com que eles pensem em seu futuro na empresa.

Lembrando que essas foram apenas algumas dicas de como funcionam as dinâmicas motivacionais. Existem diversos modelos que você pode aplicar em sua empresa!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *