Dicas para Identificar e Solucionar um Problema

04.05.2017

Quando surgem problemas em nossa vida, quando mais precisamos de forças para enfrentá-los e resolvê-los, é o momento em que mais tendemos a desacelerar.

Ao acordarmos, é comum bater aquela vontade de esquecer tudo e de continuar dormindo até os problemas passarem. Muitas vezes, achamos cansativo pensar sobre um assunto difícil e fugimos dele, apenas nos afastando mais e mais da solução.

No entanto, algumas ações podem ajudar a reagir:

Descubra o que funciona para você

Quando eu me sinto improdutiva, o que funciona para mim são leituras de matérias sobre organização. Inevitavelmente, eu tenho algum insight, alguma ideia para melhorar algo e me “trazer de volta”. O cérebro parece que “pega no tranco” e volta a gerar criatividade para outros assuntos que geraram problemas. Isso porque eu amo o tema de organização. Para outros pode funcionar uma música, um esporte ou um café. Descubra o que funciona para você.

Busque ajuda em grupo

Quando falamos sobre nossos problemas, eles se tornam menores e ficamos mais leves. Uma breve conversa focada no problema pode gerar grandes ideias em conjunto. Algumas histórias de quem já superou o mesmo problema que o seu podem ajudar.

Busque ajuda profissional

Existem profissionais indicados para cada tipo de problema que você possa estar enfrentando. Eles estarão mais preparados para auxiliar em qualquer situação. Se você não sabe por onde começar, um coach pode ajudar a encontrar um caminho que funcione para você.

Faça um planejamento

Quando você realiza um planejamento, passa a ter etapas programadas e a tensão do problema diminui. Você sente que é uma questão de tempo até que tudo esteja resolvido e enxerga melhor o caminho para lidar com a situação atual.

Não importa quão difícil seja a situação, com o planejamento, você saberá o que vai encontrar no final e saberá também em quanto tempo será possível alcançar o que deseja. Por experiência própria digo que um bom planejamento pode fazer as coisas ficarem muito mais fáceis de lidar, ainda que para a solução final seja necessário certo tempo.

Identifique a causa real do problema

É comum (e você já deve ter visto isso) a maioria das pessoas culpar “a crise” para toda e qualquer coisa. Isso é genérico demais e pode mascarar a situação, impedindo de enxergar a real causa de um problema, que poderia então levar à solução. Tente ver a situação de vários ângulos. Não se conforme apenas com informações generalizadas. Busque a fundo todas as suas opções.

E acima de tudo, Não desista!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *