Diferença entre Competência e Habilidade

14.06.2017

Com certeza você já deve ter se deparado muito com as palavras competência e habilidade durante a sua vivência no mercado de trabalho, seja em anúncios de vagas de emprego, em entrevistas ou dentro de empresas. Com todos esses contatos, você seria capaz de definir essas palavras? Você saberia diferenciar esses dois conceitos?

Usadas muitas vezes como sinônimos, competência e habilidade não têm o mesmo significado, mas estão dentro do mesmo campo semântico, o que leva a essa confusão tão comum. Apesar de existirem muitas definições para essas palavras – e nenhuma delas ser definitiva -, para diferenciá-las podemos começar com os significados encontrados no dicionário.

De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, competência significa capacidade, suficiência; já habilidade significa capacidade, inteligência, destreza, aptidão. Veja que em ambas as definições aparece a palavra “capacidade”, mas, observando os demais significados, podemos notar que são sentidos diferentes. Vamos aprender a diferenciar esses dois conceitos?

O que é Competência?

Competência diz respeito à capacidade de observar e resolver um problema. Trata-se de algo que pode ser desenvolvido e que, ao ser dominado, permite a mobilização de conhecimentos para enfrentar uma situação.

Para saber se alguém é competente em algo, coloque-o numa situação em que precise improvisar, sendo obrigado a se adaptar. Se ele se sair bem, quer dizer que tem competência sobre determinado assunto, até mesmo em imprevistos.

Muitas empresas avaliam a competência de seus funcionários por meio da avaliação de desempenho. O problema é que alguns fatores como nervosismo ou cansaço podem atrapalhar esse método. Por isso, as avaliações devem ser feitas periodicamente para obter resultados mais assertivos.

O que é Habilidade?

Muitos definem habilidade como aplicação prática de uma competência. Habilidade é saber fazer, é uma capacidade adquirida. Por exemplo: uma pessoa pode ter as habilidades de ler e escrever, mas, caso não consiga interpretar texto, ela não é uma leitora completamente competente.

Uma maneira de desenvolver competências é buscando desenvolver habilidades através de teoria e prática, somando conhecimento e experiência. Sendo assim, as competências são formadas por habilidades. Entretanto, as habilidades podem fazer parte de várias competências.

Você deseja reconhecer e desenvolver suas habilidades e, consequentemente, suas competências? O processo de Coaching é bastante recomendado para pessoas que têm esse objetivo.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *