Como Elaborar a Missão e Visão da Sua Empresa

01.03.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Muitos empreendedores não dão muita importância à definição da missão e visão de suas empresas. Mas esse é o primeiro passo para a construção de negócios bem-sucedidos, sustentáveis e que apresentem vantagem competitiva no mercado.

Importância da missão e visão

Antes de definir a missão e visão de sua empresa, é fundamental compreender a sua importância. Juntamente com os valores, formam os pilares de sustentação da organização, determinam sua identidade e evitam desvios de conduta. Todas as ações, propósitos e objetivos do negócio são pautados nesses preceitos.

A importância da missão e visão é a mesma para empresas de diversos portes e segmentos de atuação. São esses pilares que norteiam todas as decisões organizacionais e devem ser compartilhados com os colaboradores para que fiquem integrados, sigam os mesmos parâmetros em todas as suas ações e lutem pelo mesmo objetivo.

Muitos acreditam que definir missão, visão e valores é apenas algo burocrático. Mas isso não é verdade. São esses conceitos que contribuem para quase tudo nas organizações: determinam a forma como se trabalha, estabelecem limites e alinham percepções dos envolvidos. Mais do que apenas defini-los para decorar as paredes das instalações físicas e materiais da empresa, é necessário segui-los.

 Como definir?

Muitos empreendedores não sabem nem por onde começar ao tentar definir missão e visão de suas empresas. Talvez porque essa tarefa demande boa análise do cenário interno e externo do negócio, bem como identificação dos seus objetivos, metas e essência.  O processo deve ser feito de forma específica para determinação de cada pilar.

Missão

A missão diz respeito ao propósito de uma organização, ou seja, ao que ela se destina, sua razão de ser. Considerado o pilar mais difícil de ser elaborado, é também o mais importante. Para defini-lo com assertividade, tente compreender por que sua empresa existe, o que ela faz e para quem faz.

Visão

A visão diz respeito à sua perspectiva para determinado período de tempo, seus objetivos, seu alvo. Pense aonde você deseja chegar ou em que deseja transformar seu negócio daqui a algum tempo. Resuma isso num sonho realista e efetivamente atingível.

É importante lembrar que esses preceitos não devem ser encarados como definitivos. As empresas precisam se adaptar ao dinamismo do mercado e, para isso, é fundamental rever constantemente não somente missão e visão, como valores.

Ao definir esses pilares, ficará bem mais fácil elaborar estratégias e tomar decisões. O que você deve ter em mente é que precisa realizar sua missão e atingir a visão, sem colocar em risco os seus valores. É nesse sentido que eles ajudam a captar a alma do seu negócio.

Agora que você já sabe mais sobre missão e visão, comece a analisar a sua empresa para defini-las.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Acredito que não somente empresas deveriam elaborar missão e visão, mas também o profissional. Assim, sabendo onde quer chegar, por que realiza aquele trabalho e quais valores emprega na realização deste, o sucesso torna se inevitável.

    Amei o portal, eu também quero colaborar.

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *