Curiosidades Sobre o Empreendedorismo no Brasil

07.02.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Não é de hoje que o nosso país é conhecido pela capacidade de encontrar soluções inovadoras diante dos desafios que enfrenta. Isso pode ser motivado pelas dificuldades sociais ou também pelas oportunidades naturais que surgem. Independentemente disso, o país, em 2005, apareceu em primeiro lugar no ranking de empreendedorismo. Conheça algumas curiosidades sobre o empreendedorismo no Brasil no post a seguir.

Conheça os primórdios do empreendedorismo

Se levarmos em conta a evolução humana, podemos afirmar que o homem primitivo já possuía traços empreendedores. Isso porque naquela época era necessário construir diversas ferramentas para que os animais fossem caçados. Historicamente falando, o Homo Habilis – um dos ancestrais da atual raça humana – surgiu há milhões de anos e já possuía hábitos de caça. Muitos e muitos anos se passaram e o grande salto para o surgimento de fato do empreendedorismo aconteceu com as grandes civilizações antigas. Na agricultura, por exemplo, os povos aproveitavam a cheia do Rio Nilo para que a terra fosse preparada para o plantio. No Egito, estima-se que milhares de pessoas se juntavam para construir pirâmides.

Relação do empreendedorismo com a geração de empregos

No ano de 2003, um estudo feito pela Endeavor e IBGE coletou resultados significantes no quesito benefícios do empreendedorismo para o Brasil. Dentre todos os dados colhidos, destaca-se que 1,5% do total de empresas empregadoras no Brasil foi responsável por 50% do total de postos de trabalho entre os anos de 2008 e 2011, isso equivale a quase 2,8 milhões de novos empregos. Poucas pessoas sabem sobre o impacto positivo que empreendedorismo no Brasil gera.

O empreendedorismo no Brasil proporciona capacitação

Um dos maiores problemas que o empreendedor enfrenta é a falta de conhecimento. Mas, nesse caso, o apoio ao empreendedor é total. As organizações como Endeavor e Sebrae, por exemplo, agem como aceleradoras e muitas universidades possuem diversos programas que incentivam empreendedores e potenciais empreendedores. Isso significa que quanto mais informação e conteúdo o brasileiro tiver, melhor será o ambiente empreendedor no Brasil.

Desafios do empreendedorismo

Apesar de o empreendedorismo no Brasil ser bastante benéfico, ele enfrenta alguns grandes desafios. Veja:

Burocracia: a burocracia aparece no pódio das dificuldades dos empreendedores. A quantidade de exigências torna o processo difícil, principalmente no quesito obtenção de crédito para os empreendedores que estão iniciando seu negócio ou até mesmo para quem já atua no mercado.

Concorrência: com as grandes empresas, o empreendedor encontra um mercado bastante competitivo. Para driblar, vale a pena investir em algo inovador para que permaneça no mercado.

O empreendedorismo no Brasil possui um cenário positivo, mas não significa que deva ficar estagnado. Devemos aproveitar todas as oportunidades para que sejamos cada vez mais desenvolvidos e independentes!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *