Entenda Mentoria Profissional

14.03.2017

Já faz algum tempo que a mentoria passou a fazer parte do dia a dia do universo corporativo. Afinal, gerenciar um negócio é um grande desafio e, ter um profissional capaz de compartilhar as experiências que teve para contribuir com o seu conhecimento e carreira maximiza resultados positivos. Por isso, nasceu a Mentoria Profissional, uma ferramenta de desenvolvimento que está em ascensão.

Definição de Mentoria Profissional

Conhecida também como “mentoring” (termo inglês), a mentoria nada mais é do que uma ferramenta de desenvolvimento profissional que está sendo usada cada vez mais no âmbito corporativo. Para saber como a Mentoria Profissional atua, é necessário entender seu conceito.

A mentoria é um processo em que um profissional experiente é designado para apadrinhar um profissional mais jovem, atuando como um orientador e conselheiro de carreira.

O mentor realiza as orientações e conselhos em reuniões, almoço ou até mesmo na casa do profissional pouco experiente. A intenção é fazer com que o processo ocorra de forma parecida com um treinamento e acompanhamento profissional, sempre com o objetivo de realizar as metas estabelecidas pelo cliente.

Vantagens da Mentoria Profissional

A Mentoria Profissional apresenta diversas vantagens. Entre elas, a promoção do desenvolvimento a curto, médio e longo prazo. Isso aumenta a capacidade do profissional inexperiente, tornando-o capaz de enfrentar o mercado de trabalho de modo a contribuir também para os objetivos da empresa. O papel do mentor é fornecer suporte e direcionamento para aumentar o desempenho e até mesmo a qualidade de vida do cliente.

Vale ressaltar também que a mentoria não tem a intenção de ser excessivamente formal, na verdade, os encontros costumam ser leves e descontraídos, tudo para estimular os aprendizados de forma natural.

Além isso, a Mentoria Profissional é útil tanto para empresas quanto para profissionais de diversos níveis e, todos saem ganhando com a troca de conhecimento, experiências e desenvolvimento das habilidades e autoconfiança, fatores esses que contribuem muito para o sucesso.

Coaching e Mentoria – Entenda as diferenças

Apesar da relação, o coaching e a mentoria possuem diferenças. Enquanto o coach é o profissional que traça o perfil e define as etapas que deverão ser seguidas pelo cliente, o mentor atua nas fases iniciais das pessoas que estão interessadas em criar maturidade na carreira. Por isso, ele compartilha experiências, vivências, dicas, etc. É uma metodologia que traça paralelos de conhecimentos do mentor com a situação atual de outras pessoas.

E você? O que acha da Mentoria Profissional? Conte para nós nos comentários. Não deixe de continuar acompanhando o nosso portal!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172