Você Tem Espírito de Liderança?

04.12.2016
Crie seu futuro – 728 x 90

Liderança é fundamental para quem deseja assumir cargos de gestão. Trata-se da arte de comandar pessoas, atrair seguidores e influenciar de forma positiva mentes e comportamentos. As empresas precisam de pessoas que estimulem as outras a darem o melhor de si. Quando elas trabalham apenas por obrigação, os resultados tendem a ficar abaixo do esperado.

Diferentemente de um simples chefe, que se acha superior aos outros elementos do grupo e segue o esquema “mando e você obedece”, liderar uma equipe é o mesmo que unir os elementos do grupo para que juntos possam alcançar os objetivos traçados. Enquanto algumas pessoas apresentam naturalmente essa postura nas mais diversas situações, outras precisam desenvolvê-la para assumir alguma promoção. Mas como saber se você tem ou não espírito de liderança?

Sinais de espírito de liderança

Feche os olhos e pense em pessoas que você considera líderes. Seguindo o senso comum, certamente você deve ter considerado aqueles que falam mais, aparecem mais ou se autointitulam dessa forma. No entanto, quem realmente possui espírito de liderança é aquele reconhecido assim pelas outras pessoas! Elas costumam apontá-lo como representante ou exemplo, fonte que inspira e motiva na busca por resultados cada vez melhores. Por isso, os sinais dessa competência costumam se revelar em situações práticas e você descobrirá que a tem se:

Lida bem com pessoas

Bom relacionamento interpessoal é habilidade essencial em um líder. Não é por acaso que ele exerce influência nos demais: sabe respeitar a todos a sua volta, passa credibilidade e estabelece relações construtivas e saudáveis.

Extrai o melhor de cada um

Se você sabe extrair o melhor das pessoas ao seu redor, tem espírito de equipe. O bom líder é aquele que explora o potencial máximo dos seus liderados não somente visando os resultados organizacional, mas também para ajudar o liderado a evoluir.

Não se contenta apenas com o que sabe

O bom líder não é pretensioso a ponto de acreditar que sabe demais. Muito pelo contrário. Tem consciência de que sempre existirá algo para aprender e, por isso, mantém seu aperfeiçoamento por meio de leituras, cursos, palestras e, especialmente, feedbacks que recebe dos seus liderados.

Comunica-se com excelência

Líderes são bons comunicadores. Sabem se expor bem e têm capacidade de síntese. Geralmente, são aquelas pessoas que todos reconhecem como porta-voz do grupo, seja na apresentação de trabalhos acadêmicos, seja na exposição de projetos a clientes, por exemplo.

Sabe se autogerenciar

Se você sabe gerenciar as suas ações, sentimentos e decisões, muito provavelmente tem espírito de liderança. Esse é o principal passo para se tornar um bom líder, afinal, se você não souber administrar a sua própria vida, como poderá gerir outras pessoas?

Tem espírito de equipe

O líder trabalha junto de sua equipe e assume com ela não somente as vitórias, mas também os fracassos. Diante de alguma falha, não atribui a culpa a alguém, mas procura soluções mais adequadas para contornar a situação.

Baseado nessas principais características de um bom líder, você conclui que tem ou não espírito de equipe? Conte nos comentários!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *