Evite Conflito na Equipe: Conheça seus Funcionários

26.04.2017

Conflito é uma palavra que nos remete a muitos sentimentos: medo, frustração, ansiedade e aversão. Resolvê-lo não é uma tarefa fácil, mas é necessário. Há pessoas que ignoram o problema com a esperança que ele se resolva por si só, mas esta atitude faz com que as divergências aumentem e a motivação e produtividade diminuam.

Por isso, é extremamente importante desenvolver a capacidade de resolver conflitos. Ou, melhor, prever e intervir de maneira a evitar que o conflito ocorra.

Mas como isto é possível? Com observação, comunicação e medição.

Observação

Conhecer sua equipe é fundamental, estar atento a mudanças de comportamentos, reclamações, aversão às atitudes de outro, antipatia, rivalidade ou agressividade. Havendo algum sinal destes comportamentos é necessário investigar a causa, com o fim de evitar problemas maiores.

Comunicação

Manter comunicação efetiva com sua equipe facilita a antecipação do conflito. Isto permite que os indivíduos falem sobre o trabalho, sendo possível perceber qualquer alteração nas atividades e no clima do setor. O fluxo de informações é fundamental, não apenas para o desenvolvimento da produtividade, mas também para o relacionamento com os membros da organização.

Medição

É importante efetuar medições de produtividade individual e coletiva através de indicadores de desempenho. É preciso atentar às alterações, pois uma das consequências do conflito é a diminuição de produtividade. Esteja atento às métricas dos seus funcionários, isso é importante para evitar um conflito que esteja relacionados às cobranças dentro do grupo.

Para uma boa gestão de conflitos é necessário saber ouvir, ouvir sem “pré conceitos”, sem pré julgamentos, sem interrupções a todos os envolvidos. Ser imparcial, não acusar e nem defender alguém. E, por fim, promover o diálogo, o entendimento de ambas as partes, fazer com que entendam o ponto de vista do outro e, com isto, estabelecer a empatia. Nesta conversa, é importante identificar e focar nas semelhanças e nos objetivos em comum, como o resultado do trabalho ou atingimento das metas.

 

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172