Exemplos de Competências Comportamentais

06.10.2017
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Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, buscar novos conhecimentos e habilidades é de suma importância para garantir um bom emprego. Por isso, muito mais do que um bom currículo e uma boa formação acadêmica, é preciso desenvolver competências comportamentais que são essenciais para o mercado corporativo. Veja os exemplos que reunimos!

Organização

Atualmente, exige-se bastante do colaborador que ele seja flexível e saiba realizar várias tarefas ao mesmo tempo, mesmo que envolvam outras áreas e ações. Mas, para lidar com tudo de forma simultânea e eficiente, a capacidade de se organizar é essencial.

Então, o profissional que é organizado e já possui métodos para realizar diversas tarefas acaba se destacando dos demais.

Liderança

A liderança é, sem dúvida alguma, uma das maiores competências comportamentais mais valorizadas e almejadas pelas grandes corporações. Saber gerenciar, conduzir profissionais e administrar imprevistos é essencial para quem busca ser um profissional bem-sucedido.

Ser líder exige disciplina, compromisso, visão estratégica, entre outras características. Consequentemente, o líder consegue motivar e inspirar a equipe por meio de seus ensinamentos e exemplos.

Controle emocional

Situações estressantes e de grande pressão são comuns no ambiente de trabalho. Contudo, adotar uma postura sensata e coerente é primordial para tomar decisões assertivas, evitando atitudes impulsiva.

O controle emocional diminui conflitos com os outros colaboradores da empresa e é importante para evitar constrangimentos no ambiente organizacional.

Criatividade

Entre as competências comportamentais mais requisitadas, destacamos a criatividade. Pessoas que “pensam fora da caixa” tendem a ter a mente mais aberta à novidade e, consequentemente, fazem mais e melhor do que estão acostumadas. Ter criatividade é interessante para entregar sempre novas soluções, executar as tarefas de forma eficiente e inovar constantemente nas atividades do dia a dia.

Empatia

Colocar-se no lugar do outro e compreender mais de um ponto de vista também são competências comportamentais exigidas nas empresas. A empatia influencia no desenvolvimento de projetos em grupo, supera expectativas e, acima de tudo, promove um clima organizacional positivo e agradável.

Automotivação

A desmotivação dentro do ambiente de trabalho atrapalha a empresa como um todo. Por isso, a capacidade de manter-se motivado é uma habilidade importante, pois garante um bom rendimento profissional, independentemente das circunstâncias. O mais importante, nesse caso, é que ela não é só boa para o funcionário, mas também para a equipe e os demais colaboradores que fazem parte do negócio.

Além dessas habilidades comportamentais, espera-se também que o profissional seja comunicativo, otimista e tenha consciência de que é preciso sair sempre da zona de conforto. Com esses diferenciais, é muito mais fácil se destacar da concorrência e conquistar um espaço cada vez maior dentro das organizações.

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