Experiência de um Pescador me Ajudando nos Negócios

14.03.2018
Crie seu futuro – 728 x 90

Meu avô está com 93 anos de idade, já de cama e nem sempre reconhece quem o visita. Por outro lado, minha avó com 90 anos continua “braba pra daná”, e minha tia Mariinha (Mamãe Preta), 78 anos de puro amor, dedicação e sempre muito prestativa e atenciosa. Moram juntos e um cuida do outro e ainda se preocupam com todos nós da família.

Passei esse último fim de semana com eles e com meus tios, que moram próximos ao sítio dos meus avós. Entre muitos assuntos, me recordei de alguns (assuntos, histórias e estórias) que meu avô me contava, principalmente sobre as pescarias que ele fazia em todo o país.

O povo mais antigo, principalmente da zona rural, sempre associa determinado acontecimento com algum fenômeno da natureza. Por exemplo: se o vento está pra baixo, é sinal de chuva; se choveu, foi porque o vento estava pra cima.

E com todo esse conhecimento, quando eu dizia que iria pescar, meu avô já sabia se eu iria pegar peixes ou não. E se pegasse, qual peixe seria. Ele fazia suas previsões de acordo com a lua: se a lua estava clara, era bom para pegar determinado peixe; se estava escura (sem lua), melhor nem ir porque não pegará nenhum – e muitas das vezes ele acertava o resultado da pescaria, mas ainda acredito que era por causa do pescador (eu) e não pela lua. A partir daí “descobri” que havia tipos de lua.

Mais tarde, descobri que existem as fases da lua e que há um ciclo que norteia essas fases. E realmente há lógica entre a fase da lua e o resultado da pescaria. A relação que se adota entre as fases da lua e o melhor período para uma boa pescaria é:

Pesca na Lua Nova

Nesta fase lunar há pouca luminosidade vinda da Lua e, por esta razão, os peixes costumam se concentrar no fundo do lago, rio ou mar. Por isto este período é considerado ruim para a pesca.

Pesca na Lua Crescente

Neste período a luminosidade da Lua ainda é fraca, fazendo com que alguns peixes subam à superfície, sendo este um período regular para a pesca.

Pesca na Lua Cheia

Esta é a melhor fase da Lua para a pesca, pois durante a Lua Cheia a luminosidade é mais intensa, fazendo com que os peixes subam à superfície, provocando aumento na velocidade do metabolismo dos peixes e aumentando seu apetite. Portanto esta fase da Lua para a pesca dá ótimos resultados!

Pesca na Lua Minguante

A luminosidade lunar ainda é grande nesta fase, portanto ainda é uma boa fase da Lua para a pesca, já que os peixes continuam atraídos para a superfície durante a Lua Minguante.

Existem terapias alternativas que fazem analogias entre as fases da lua a os negócios. Aqui, parte de um artigo sobre como as fases da lua influenciam seus negócios.

Lua nova nos negócios
É a fase da lua ideal para quem precisa assinar novas parceiras, pois lhe ajuda a escolher aqueles que possam lhe trazer mais dinheiro. Esta também é uma boa fase para a elaboração de projetos, contudo, não é um bom momento para colocá-los em prática.

Importante: ainda que seja uma boa fase para novas parcerias, não é boa pra fazer sociedades.

O momento é favorável para transferências bancárias sem risco de erros.

Lembre-se, a lua Nova é a primeira fase do ciclo. Ela representa a transição entre o fim da escuridão e o retorno à claridade.

Lua crescente nos negócios

É propícia para você fazer movimentos bancários. Contudo, não se arrisque fazendo investimentos, pois não é a hora ideal.

A lua crescente é a fase perfeita para quem quer abrir um negócio próspero, começar a poupar ou entrar em um novo emprego. Isso porque esta lua tem a energia do crescimento, tal como seu nome. Tudo que se começa nesta fase tende a prosperar.

A segunda fase da lua é também o momento ideal para se dar continuidade para aquilo que já vinha em andamento. Apostar nisso é uma boa ideia, mas é preciso ter muito cuidado para não fazer dívidas neste período.

E se você vai abrir um abrir um negócio, mas perdeu a lua crescente, saiba que até o terceiro dia da lua cheia ainda é possível fazer isso. O mesmo vale para começar uma poupança ou um novo emprego.

Lua minguante nos negócios

Dinheiro e essa lua simplesmente não combinam. Esqueça, não se meta em nada que envolva dinheiro durante esta fase da lua!

Durante este período, não assine contratos, não faça novos negócios e muito menos faça investimentos. Não arrisque nem ao menos abrir uma conta. Se ignorar isso, poderá perder dinheiro.

 

E para saber em qual fase da lua estamos apenas olhando para o céu?

A tática que eu utilizo é simples. Olho para o céu; se vejo a lua por completa, significa que é lua cheia, e se não a vejo, é nova. E se vejo apenas uma parte dela, significa que é minguante ou crescente – ainda não sei diferenciar uma da outra.

O que eu sei é que as fases da lua respeitam o seguinte ciclo: nova, crescente, cheia, minguante, nova, crescente, cheia, minguante, nova, crescente, cheia, minguante, e assim sucessivamente.

Pode-se dizer, grosso modo, que quando não se tem nada, não se tem lua, está na fase nova. Aos poucos vai crescendo (lua crescente) até o limite, e fica cheia. Após não conseguir mais crescer, irá diminuir (lua minguante), até o seu fim (lua nova) e iniciar outro ciclo.

A conclusão que tiro dos ensinamentos do meu avô sobre pescaria e fases da lua e negócios é que, INDEPENDENTEMENTE de onde estejamos, se pararmos de crescer iremos diminuir.

Nos negócios, na vida pessoal e nas fases da lua, quando paramos de evoluir tendemos a minguar e por isso é fundamental focar e estabelecer um crescimento contínuo, porque se parar de crescer tende a diminuir.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172