Faça o que Você é Bom para Obter Resultados

16.02.2018

É constatado que para obtermos excelência e conseguirmos melhores resultados devemos concentrar nossos esforços fazendo aquilo que somos bons em fazer em vez de ficar tentando fortalecer nossas fraquezas.

Um exemplo para esclarecer o que eu mencionei é o fato do pai, ao verificar o boletim escolar ao filho, constata que ele tira total todo o conteúdo relacionado a matemática, mas fica abaixo da média em português. E, normalmente, a primeira coisa que o pai faz (após o sermão – hehe) é dizer ao filho para dedicar mais esforços nos estudos de português e, se preciso for, até mesmo parar de estudar matemática.

Mesmo sabendo que isso é errado, ou melhor, é contraditório para performar com excelência, muitos ainda insistem nessa prática. Mas mesmo quem decide focar nos seus pontos fortes, em algumas situações, em determinados momentos acaba sucumbindo em momentos de fraqueza.

Marcus Buckingham e Donald O. Clifton cita no livro Descubra Seus Pontos Fortes cinco estratégias criativas para administrar uma fraqueza. São elas:

Torne-se um pouco melhor na tarefa:

Determinadas atividades básicas são essenciais a qualquer um, mesmo que não façam parte das nossas expertises, há atividades rotineiras que não podemos terceirizar. Devemos sempre fazer essas atividades cada vez melhor.

Encontre truques de apoio

Esse truque pode ser algo tão evidente e bizarro, como por exemplo, alguém que tenha dificuldades de falar em público e começa a imaginar a plateia nua para acalmar os nervos antes de iniciar sua fala. Todos devemos observar e encontrar nossas próprias muletas de apoio quando precisarmos.

Use um de seus temas mais fortes para dominar sua fraqueza

Tenha clareza no que realmente você é bom. Em que as pessoas sempre te pedem ajuda, conselhos; algo que para muitos é complicado ou impossível de ser feito para você é simples e fácil? Pois é, esse provavelmente é seu tema forte e você pode e deve usá-lo sempre, quando estiver lutando para administrar uma fraqueza, mantenha a mente aberta para os talentos que possam fazer isso por você.

Encontre um parceiro

Observar em que temos deficiência em fazer pode fazer toda a diferença em atingirmos os objetivos que traçamos, porque é mais fácil combater um inimigo visível do que um bem escondido. Então, se sabe onde falta talento para concretizar suas metas, encontre um parceiro que tenha como pontos fortes aquilo que você tem como ponto fraco.

Simplesmente pare de fazer

Estamos sempre tentando aprender e fazer coisas novas, coisas que simplesmente não precisamos fazer e acabamos ficando frustrados com os resultados abaixo do esperado. Devemos focar e fazer somente as atividades que realmente nos levam rumo ao objetivo. É incrível, mas ao dizer “não” para algumas tarefas e para determinadas pessoas, três resultados ficam visíveis:

– Como as pessoas se importam pouco;

– Quanto respeito a gente ganha;

– Como nos sentimos melhor.

E agora com todo esse conhecimento, sabe o que acontecerá?

Nada!! Isso mesmo, NADA!!!

De nada adianta todo o conhecimento e habilidade, se nada for feito.

Então…

PONHA EM PRÁTICA.

VAI E FAZ.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *