Fazer ou Não Fazer uma Graduação?

11.12.2017

“Você vai estudar e entrar na faculdade para ser alguém na vida, meu filho!”.

Essa frase te soa familiar? Acontece que nossos pais querem o melhor para nós e acreditam que apenas finalizando um curso superior que isso será possível.

Mas será que realmente é preciso fazer um curso superior para ser alguém na vida?

Para começar, existem dois pontos importantes para se considerar sobre esse assunto:

Essa frase é totalmente verdadeira?

Pense um pouco agora, será que você conhece alguém que não tem curso superior e se deu bem na vida?

Eu mesma conheço bons profissionais que possuem apenas Ensino Médio e, até mesmo, pessoas com baixa escolaridade que são donas de negócios.

Veja também exemplos de grandes famosos que largaram a faculdade e criaram grandes empresas: Bill Gates, Steve Jobs e Mark Zuckerberg são os exemplos clássicos disso.

Por outro lado, com certeza você conhece pessoas que tem o seu diploma e possuem grandes carreiras. Ou seja, ter a graduação não é a única garantia de sucesso profissional.

As gerações e a era da informação

Com o advento das tecnologias, o mundo tem mudado cada vez mais e com maior velocidade.

O que isso quer dizer?

As gerações mais antigas aprenderam que é importante estudar, ganhar dinheiro e ter uma carreira consolidada, geralmente ficando anos (ou até a vida inteira) na mesma empresa ou ramo de trabalho.

Porém, com as mudanças e a era da informação, as novas gerações já não veem a vida profissional da mesma forma. Os jovens buscam liberdade e flexibilidade para trabalhar, não se adequando ao mesmo modelo que seus pais tiveram para a carreira.

Em muitas áreas de conhecimento já não é exigido ter uma graduação. As pessoas estão cada vez mais autodidatas, com o acesso fácil a informação.

Isso não significa que fazer faculdade não é interessante ou “fora de moda”, mas a atualidade tem trazido novas formas de atuar profissionalmente, que convive com os modelos tradicionais de carreira e profissão.

Vamos ver então alguns pontos positivos para cada opção:

FAZER FACULDADE

Provavelmente o principal ponto de se ter um diploma está em ser um diferencial no mercado de trabalho, com mão de obra qualificada. Isso a longo prazo garante melhores salários e maior estabilidade também.

Além disso, estar em uma faculdade é uma grande oportunidade para crescer pessoalmente e culturalmente. O ambiente da graduação vai além da sala de aula, ele proporciona o convívio com pessoas diferentes, com visões diferentes, o que agrega muito na forma de se posicionar e perceber o mundo.

NÃO FAZER FACULDADE

Uma grande dificuldade quando se fala de curso superior é o investimento. Nem sempre é fácil entrar em uma universidade pública e os custos de estudar em uma universidade particular são bem altos. Assim, deixar de fazer faculdade é uma forma de evitar dívidas.

É onde também entra a questão do tempo. As graduações têm em média 4 ou 5 anos de duração, tempo que pode ser aproveitado já trabalhando, uma vez que fazer um curso exige dedicação e nem sempre e possível conciliar com trabalho.

Assim, muitas pessoas preferem utilizar esse tempo e dinheiro para buscar inovações, abrir novos negócios ou mesmo trabalhar pela internet.

E com isso agora você deve se perguntar: devo ou não fazer uma faculdade?

Aqui é importante você pesar o que vale mais para você. É realmente colocar na balança o que você ganha e o que perde, fazendo e não fazendo um curso de graduação.

Neste momento, ter clareza e saber onde você quer chegar faz toda a diferença. Se você sabe que quer ser um profissional que para atuar exige uma graduação, então com certeza deve seguir por este caminho. Mas se por outro lado, você tem outras perspectivas, talvez um curso técnico ou cursos livres seriam o ideal para você.

Vale ressaltar que não fazer faculdade não significa deixar de estudar. Independente do caminho que você escolher, para se desenvolver e se destacar profissionalmente o estudo e o aperfeiçoamento sempre estarão presentes.

Não existe resposta certa ou errada sobre esse assunto. Busque, pesquise, reflita e faça aquilo que for melhor para você!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *