Ferramentas de Coaching: 7W3H1S

09.06.2017

Ao sair da minha primeira formação em coaching, tinha em mente uma forte correlação entre o uso de ferramentas e as sessões de coaching. E até a dúvida: poderíamos fazer sessão sem assessments ou ferramentas?!

SIM! Claro que podemos, mas podemos também aprender a adaptar, a escolher a melhor ferramenta para cada tipo de cliente e, dentre todas, escolhi esta para compartilhar com vocês: a 7W3H1S.

Das diversas ferramentas, assessments, tipologias, D.I.S.C, MBTI, Canvas, etc. hoje utilizadas para amparar o processo de coaching, fazendo com que seu cliente consiga visualizar onde, quando e como chegar no resultado desejado, ela é uma das melhores.

Inicialmente era conhecida como 5W2H, mas como o tempo e sua modernidade, foi evoluindo até chegar ao modelo atual: 7W3H1S. Ela é perfeita para o coaching, pois ajuda demais os clientes a focarem nos seus objetivos. Vamos conhecê-la?

5W2H -> 7W3H1S: Foco na Produtividade

Apesar da sigla estranha à primeira vista, é uma ferramenta muito fácil de entender. Ela é uma metodologia, mas pode ser entendida como uma simples planilha de planejamento ou plano de ação.

O 5W2H tem origem na indústria automobilística do Japão e logo foi passando para outras áreas. O objetivo da criação do 5W2H foi auxiliar nos processos de uma empresa durante a execução de um projeto, de forma a evitar ao máximo a falta de comunicação e as perdas de tempos desnecessárias com dúvidas, pois no mundo corporativo tempo é dinheiro.

Isso ocorre pois o 5W2H é um checklist, feito em forma de tabela, onde sete perguntas (em inglês, por isso 5 iniciais com W e duas com H) são respondidas da maneira mais detalhada possível, que são elas:

  • What (O que será feito? Atividades e etapas);
  • When (Quando será feito? O prazo, com início e término);
  • Where (Onde será feito? O local onde irá ocorrer);
  • Why (Por que será feito? A justificativa. Quais os benefícios?);
  • Who (Quem fará? Qual ou quais são os responsáveis das atividades?);
  • How (Como será feito? Qual o método ou maneira utilizados?);
  • How much (Quanto custará? Uma noção do custo).

Com o passar do tempo, foram adicionados mais alguns (transformando em 7W3H1S), que são:

  • Whom (Para Quem? Público alvo. Quem deve ficar satisfeito com as ações?);
  • What Else (O que mais? O que mais pode ser feito para incrementar seu objetivo);
  • How Many (Quanto em Intensidade? Número de pessoas, departamentos, etc.);
  • Show (Mostre os Resultados. Como você vai medir o sucesso, o impacto que vai causar? Ex.: pode ser no número de atendimentos que estará fazendo; no número de clientes conquistados, etc.).

Quando a empresa tem tudo isso já detalhado, agiliza e muito os andamentos dos processos pois cada colaborador já tem ideia de onde fazer, como fazer, etc, evitando pausas e imprevistos para essas dúvidas serem respondidas, dando lugar a produtividade.

Coaching e 7W3H1S: Alcançando rapidamente resultados

Se uma empresa visa a produtividade com o 7W3H1S, nada nos impede de usarmos esta ferramenta durante os nossos processos de coaching para agilizarmos o alcance das metas dos nossos clientes.

Abaixo eu criei uma tabela explicativa para coaching usando esta ferramenta. Você está livre para usá-la como achar melhor:

 

É uma ferramenta que não tem contraindicação, podendo ser usada em qualquer nicho do coaching. Quer exemplos?

Ex. 1) Coaching de Carreira: o seu cliente quer uma promoção na carreira, ou quem sabe trocar de emprego? Use o 7W3H1S!

É importante antes de tudo que a pessoa tenha em mente que a carreira é de responsabilidade dela e esta não deve estar baseada na estrutura de uma empresa, e sim no seu sonho, na sua missão, na sua vocação.

Entendemos que existem variáveis que não dependem dele num sistema organizacional, como a política de cargos e salários, política de promoção, seu chefe imediato e a cultura organizacional da empresa. Por isso ele deve colocar primeiro as ações que dependem dele e depois as que dependem de outros: a promoção no emprego que ele quer precisa se especializar antes? Ajude-o mostrando que a promoção não vai aparecer do nada para só depois procurar se especializar…

O cliente antes de tudo tem que ser sincero consigo mesmo. As oportunidades aparecem na vida e temos que estar preparados para elas. É justamente por isso que fazer o planejamento é importante e o 7W3H1S está aí para ajudar tanto a nós, coaches, quanto a nossos clientes.

Ex. 2) Coaching de Emagrecimento: o cliente deseja perder 10 quilos em 3 meses? Por que não o 7W3H1S?

Com sua ajuda será fácil para o cliente traçar as ações necessárias na tabela para atingir o peso desejado. No Quando é essencial o cliente ser sincero com ele mesmo com o prazo estipulado para não se decepcionar depois.

Ex. 3) Coaching de Relacionamento: o cliente quer fazer as pazes com sua mulher, ou por algum motivo está mal com seu filho? Faça as pazes usando o 7W3H1S.

Com sua ajuda e o cliente tendo noção do que é necessário, será fácil para ele preencher a tabela. Você como coach só não pode esquecer que estes tipos de situações requerem cuidado e responsabilidade no Who (Quem?) da parte do cliente, pois não podemos controlar aqueles com quem desejamos ficar bem ou estar juntos.

O When (Quando) e How Much (O Custo) também devem ser observados. O custo não deve ser medido somente em valores financeiros, mas em tempo e esforço. Esse Custo vale a pena?

O prazo (Quando) para as ações devem ser medidos do ponto de vista do cliente, sem contar as ações daqueles com quem o cliente estará se relacionando. Sendo necessário, às vezes, outros planejamentos dependendo dos resultados encontrados.

Esses são apenas alguns exemplos de como o 7W3H1S pode ser aplicado em nichos. Se for realmente necessário, basta apenas um pouquinho de imaginação para polir levemente algo.

Durante o dia a dia das nossas vidas, planejamento para tudo é fundamental. Seja para começar um novo curso ou até fazer uma viagem, o bom planejamento nos ajuda a evitar surpresas indesejadas. Planejamento, portanto, é importante para todo mundo, não apenas para empresas.

É seguindo um plano de ações detalhado que poderemos focar nos nossos objetivos, sabendo como agir em cada momento. Para isso que a ferramenta 7W3H1S nos serve: maximizar nosso tempo, nos dando mais espaço para uma escuta ativa e para realização de perguntas poderosas, sempre focando na produtividade em busca dos nossos sonhos.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Maravilhosa contribuição!
    Parabéns, Ingrid! super didática!
    Gratidão!
    😉

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *