Flexibilidade, Integridade e Valores

02.03.2018
Crie seu futuro – 728 x 90

Você sabe quais são as características que te fazem alcançar o sucesso? A flexibilidade, integridade e os valores são fatores importantes para que você atinja melhores resultados e, além de tudo, mantenha uma vida baseada no equilíbrio com aquilo que você acredita.

Flexibilidade

Se você já estudou algo relacionado ao comportamento humano, é possível que você tenha ouvido em algum momento que a flexibilidade é uma das características que devem ser desenvolvidas para aumentar nossas chances de atingir melhores resultados. Essa ideia está baseada na percepção de que ao sermos flexíveis, podemos  identificar mais alternativas positivas de resposta, mesmo em um cenário adverso. Contudo, para desenvolver a flexibilidade nas suas relações com as outras pessoas é fundamental ter em mente que será necessário fazer concessões em algum momento. É neste ponto que você deve tomar muito cuidado para não ceder em demasia. Para entender os seus limites de concessão, você deve conhecer dois conceitos que se relacionam com a Flexibilidade. São eles: Integridade e Valores.

Integridade

Capacidade de sentir-se inteiro, ou seja,  fazer aquilo que você acredita e sentir que em suas atitudes você não está traindo a você mesmo. O cuidado com a Integridade deve ser constante, pois ela está ligada com autoestima. Pessoas que se adaptam muito ao ambiente ou aos outros tendem ao longo do tempo a desenvolver uma visão negativa sobre as suas capacidades e aptidões.

Valores

São conceitos, como Segurança, Rotina, Dinheiro, Reconhecimento, Colaboração, Ordem, Liberdade, entre outras, que levamos em consideração quando precisamos tomar uma decisão. Para entender melhor como isso funciona, imagine duas pessoas, onde a primeira valoriza mais a Rotina e a segunda valoriza mais a Liberdade. É bem possível que cada uma delas tome uma decisão diferente a uma mesma proposta de emprego em outro país.

A metáfora da balança

Acredito que devemos buscar uma vida baseada no equilíbrio, como uma balança de pratos, na qual combinamos uma serie de pesos conhecidos para identificar o peso de um objeto desconhecido. A magia nessa balança é que, através do equilíbrio do sistema, aquele peso que até então era desconhecido passa a ser revelado.

Desta pequena metáfora da balança, comparando-a com a nossa vida, é possível fazer alguns paralelos com o Comportamento Humano:

Valores: É o conjunto de pesos que já fazem parte da nossa balança. São componentes que conhecemos (ou deveríamos conhecer) e usamos (de forma consciente ou não). Comparamos os valores com o desconhecido, ou seja, com os nossos desafios pra estabelecer o nosso equilíbrio;

Flexibilidade: é a habilidade de combinar nosso conjunto de valores para buscar o equilíbrio. Quanto mais conhecemos os nossos valores, mais poderemos buscar soluções alternativas aos nossos problemas, e essas soluções tem mais chances de serem coerentes com que acreditamos;

Integridade: é a capacidade de manter a nossa balança sempre em equilíbrio, combinando valores e desafios. Devemos nos fazer constantemente a seguinte pergunta: Com os meus valores eu consigo tomar uma decisão em relação a um desafio que me mantenha em equilíbrio? Se para buscar essa estabilização você tiver que inserir outros valores que não são os seus naturais, nesse momento você começa a fraudar a sua balança e começa a perder a sua integridade;

Para refletir

Por fim, eu convido você se fazer os seguintes questionamentos: Todos os pesos da sua balança são conhecidos, ou seja, você sabe quais são os valores que governam as suas decisões?

Um Coach poderá auxiliar você ter uma clareza sobre os seus valores. Em seguida você poderá desenvolver a flexibilidade necessária para melhorar os seus resultados e atingir os seus objetivos sem ferir a sua integridade.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Trump não está impondo nada, está apenas cobrando uma balança mais equilibradanão é justo todos ficarem mamando no arsenal americano enquanto os alemães trocam as fraldas dos árabes. Ou é parceiro ou nãodecida! Alemanha é uma economia grande, exporta muito para os EUA, precisa ter uma política mais refina e próxima dos EUA, retribuir o mercado interno cedido pelos EUA. Isso não tem nada a ver com mercado aberto ou fechado, mas sim com equilibrio da balança comercial saudável. Trump exigiu da China o mesmo comportamento, compramos 10 de vocês e vocês comprarm 2 de nós, precisamos rever essa parceira! O chinês aceitou e nem discutiu, pois sabe que a balança está errada e isso prejudica a relação saudável. Os resultados positivos dos EUA não negam o caminho correto, a realidade é apenas uma.

    1. Olá! Apesar de eu não conseguir visualizar uma relação do seu comentário com o artigo, eu entendo a intenção positiva da sua preocupação com o cenário político e econômico mundial.

      Forte Abraço

      Sidney Oliveira

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172