Forças e Fraquezas: Entender Para se Desenvolver

19.03.2018
Crie seu futuro – 728 x 90

Nenhum ser humano é 100% perfeito. Todos nós somos feitos de qualidades e defeitos.

Porém, com os afazeres cotidianos, investimos pouco tempo para conhecer e entender mais sobre nós mesmos. Seja sobre as qualidades, seja sobre os defeitos.

E, geralmente, o pouquinho de tempo que pensamos sobre nós é para fazer autocríticas e perceber apenas o que temos de negativo. Quem nunca teve pensamentos como “tudo que eu faço dá errado”, “eu sempre faço as piores escolhas”? Ou mesmo coisas como “eu sou muito burro”.

Por isso é importante “estudarmos” mais sobre nós mesmos. Não apenas para fazer críticas, mas para melhorar cada dia mais.

Entender e aceitar os nossos defeitos é o primeiro passo para podermos mudar isso, que às vezes não é tão legal. É a busca por superar as limitações que temos.

Da mesma forma, reconhecer as nossas qualidades é como assumir as forças que temos. São os melhores recursos que possuímos e que sempre devem ser usados.

O que fazer com minhas forças e fraquezas?

Você já parou para pensar quais são as suas qualidades e os seus defeitos? Ou suas forças e fraquezas, como podemos chamar…

Que tal fazer um exercício simples para observar esses pontos e descobrir mais sobre você?

Pegue uma folha e faça um traço no meio. De um lado você listará todos os pontos fortes e qualidades que puder e do outro colocará as fraquezas e defeitos. Para fazer esse exercício, utilize um relógio para marcar quanto tempo leva para escrever as forças e da mesma forma, em quanto tempo consegue listar as fraquezas.

E aí, como foi?

Perceber qual dos lados você demorou mais para preencher, indica aquilo que foi mais difícil de destacar.

Junto a isso é interessante observar:

Mais forças

Existem pessoas que conseguem listar muitas forças. Isso é ótimo, pois quer dizer que possuem vários recursos para usar e fazer o bem.

Porém, ao perceber muitas forças e quase nenhuma fraqueza, pode ser que a pessoa tenha medo e não queira entrar em contato com aquela parte não tão legal que ela possui. Mas, apenas tendo consciência de suas fraquezas, é possível superá-las e melhorá-las.

Mais fraquezas

Por outro lado, existem as pessoas que conseguem ver tudo de negativo que tem, mas não percebem tudo aquilo que tem de bom. É aquele caso da autocrítica que falamos lá em cima.

Talvez seja interessante ficar mais atento a todas as forças que aparecem no dia a dia, para até mesmo utilizá-las como armas para melhorar os defeitos.

Agora que você sabe mais sobre você, é hora de impulsionar as suas forças e superar os pontos fracos, se tornando a cada dia uma pessoa melhor!

 

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Obrigado pela partilha!!!generic cialis online

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *