A Importância da Liderança e Motivação no Ambiente Organizacional

03.09.2017

É inegável que o conceito de liderança mudou muito nos últimos anos para se adaptar ao mercado atual. Com novos diferentes tipos de líderes, a relação entre liderança e motivação no ambiente organizacional entrou em foco. E se para algumas pessoas essa relação é óbvia, para outras, nem tanto.

Se você quer entender os aspectos motivadores da liderança e sua influência sobre os colaboradores, continue lendo este texto!

Qual é a relação entre liderança e motivação no ambiente organizacional?

Idalberto Chiavenato, um autor brasileiro referência na área de administração de empresas e recursos humanos, define liderança como “a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização”.

De acordo com essa definição, o líder necessariamente motiva. Ou seja, é intrínseca a relação entre liderança e motivação no ambiente organizacional. É certo que em algumas situações o líder acaba por desmotivar sua equipe. O que está clara é a influência do líder na motivação dos colaboradores.

Quão importante é a relação entre liderança e motivação no ambiente organizacional?

Não há como negar que quando os funcionários estão motivados eles desempenham melhor suas tarefas. Por isso é extremamente importante compreender a relação entre liderança e motivação no ambiente organizacional.

Existem vários tipos de liderança, dentre elas está a liderança democrática. O líder democrático orienta seus liderados, mas sempre os ouvindo e tomando decisões em grupo. Esse líder usa estratégias de Gestão de Pessoas para descobrir e motivar os talentos da sua equipe.

Ao contrário do líder autocrático, que toma as decisões sozinho e segue a ideia de “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, o líder democrático tem uma relação próxima com seus subordinados. Isso pode ser determinante na motivação dos colaboradores, que se espelham em seus líderes e valorizam quando têm acesso a eles.

Outras maneiras de motivar seus funcionários são gerenciando conflitos e liderando por exemplo. O gerenciamento de conflitos pode ser feito através de atividades, como dinâmicas de grupo, para melhorar a comunicação e o engajamento entre os colaboradores.

Já liderar por exemplo é uma forma de influenciar sua equipe mostrando para eles a sua postura como modelo a seguir para alcançar o sucesso. É essencial que você demonstre as características que mais valoriza, como pontualidade e compromisso.

Outras ferramentas que podem ser úteis na motivação de funcionários são os feedbacks, a transformação de dificuldades em metas a serem alcançadas e o incentivo por meio de qualificação e gratificações.

Continue navegando pelo blog Portal Coaching para mais artigos sobre liderança, motivação, gestão de pessoas e muito mais!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *