Conheça a Importância do Outplacement

29.07.2017

Momento complicado para colaboradores e empresas, as demissões podem ser bastante traumáticas quando não realizadas de forma planejada e estruturada. Para tornar uma ocasião naturalmente conflitante menos difícil, encontrar formas de lidar melhor com ela só traz benefícios para o profissional e para a organização. E uma boa forma de amenizar os impactos negativos dos processos de demissão é adotar estratégias de outplacement. Mas, você sabe o que é isso? Neste artigo nós explicamos a importância do outplacement e também quais são suas vantagens. Confira!

O que é outplacement

De forma geral, o outplacement é uma ação para recolocação profissional que as empresas podem oferecer aos funcionários que demite. Por meio dele, as organizações se responsabilizam a ajudar seus ex-colaboradores a encontrarem uma nova colocação no mercado.

Oferecendo aconselhamento profissional, técnicas para redirecionamento de carreira e networking, a empresa apoia seu ex-funcionário na procura por um novo emprego, ajudando-o a se sentir menos vulnerável nessa fase tão desafiante.

Os benefícios do outplacement

O outplacement possui muitas vantagens, não apenas para os profissionais, mas também para as organizações que o oferece. Veja algumas delas:

Para o profissional

A demissão tem sempre algum impacto negativo na vida do profissional, mexendo, com frequência, com sua autoestima e confiança, o que pode prejudicar muito a carreira.

O outplacement oferece, além de redirecionamento profissional, aconselhamento emocional, ajudando o ex-colaborador a se enxergar melhor e entender de que forma pode se aperfeiçoar.

Para a empresa

Além de trazer vantagens para os colaboradores demitidos, que contam com apoio para sua recolocação no mercado, o outplacement também é benéfico para as empresas, que preservam sua boa imagem junto aos profissionais e também às demais organizações.

Oferecendo o outplacement, as empresas mantém a noção de fidelidade de seus ex-funcionários e evita que eles, por exemplo, vazem informações importantes ao deixarem a companhia.

O papel do coaching no outplacement

Parte da importância do outplacement é seu papel na reconstrução da autoestima e da segurança que comumente ficam abaladas em um profissional demitido. É por meio de aconselhamento e direcionamento que a recolocação no mercado é conquistada e, nesse contexto, a atuação do coach é bastante relevante.

O coaching é um processo de autodesenvolvimento, que leva o indivíduo a descobrir e usar todas as suas potencialidades, exatamente o que um profissional em busca de novas oportunidades está precisando.

Quer ter acesso a mais conteúdo interessante sobre carreira, coaching e autoconhecimento? Não deixe de acompanhar nossas postagens aqui, no blog Portal Coaching.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172