Ler Ativamente: Como Usar os Livros para Melhorar seu Atendimento?

29.03.2018

Todos nós, coaches, compartilhamos uma certa peculiaridade: somos apaixonados por desenvolvimento pessoal. Tanto que decidimos dedicar nossa vida a ajudar as pessoas a serem suas melhores versões, independentemente do nicho em que escolhemos atuar.

Além do domínio das ferramentas de coaching e da prática que leva à perfeição, existe mais uma coisa que pode ajudá-lo a levar seus atendimentos para outro nível: a leitura.

Um livro dá a você a oportunidade de aprender o melhor de um assunto específico com um especialista. Agora, não basta ler. É preciso ler ativamente: saber buscar naquele conteúdo o que é pertinente a cada momento e que insights você pode levar para suas sessões e – por que não? – para a sua vida.

Duas dicas para ler ativamente

  1. Tome notas. Há quem prefira apenas sublinhar os trechos que acha mais relevantes nos livros. Talvez isso funcione bem para alguns. Mas, além de marcar esses trechos, sugiro fortemente que você tome notas. O ato de escrever ativa ligações cerebrais que a leitura não alcança e é por isso que registramos melhor o que escrevemos do que aquilo que apenas lemos. Você pode criar fichas dos seus livros e usá-las para referência futura. 
  2. Ponha em prática. Alguns livros são perfeitos para isso, pois já propõem atividades ou mesmo um passo a passo para você implementar as técnicas que ele apresenta. Nesse caso, maravilha! Mas e quando o livro não tem essas propostas? Aí entra o seu poder criativo. A cada insight que tiver, pergunte-se: “Como posso aplicar isso na minha vida? Como posso levar isso para a vida dos meus clientes?” Crie as suas práticas. Anote. Teste. Aperfeiçoe. Nada como entrar em ação para ver a verdadeira transformação acontecer.

Talvez isso pareça óbvio, mas já sabemos que o senso comum não é a prática comum. E é por isso que, a partir de agora, eu estarei aqui neste espaço todos os meses para compartilhar com vocês minhas impressões sobre alguns livros transformadores, que podem levar nosso jogo para outro nível.

Boas leituras!

 

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *