Maneiras de Economizar Dinheiro

11.01.2017

Economizar dinheiro parece uma tarefa quase impossível para a maior parte dos brasileiros, principalmente porque se ouve muito que para administrar de forma positiva as finanças pessoais é preciso apenas “gastar menos do que se ganha”.

Apesar de óbvia, a constatação não é completamente verdadeira e nem a vida tão certa como uma simples conta de soma ou subtração. Na hora de gerenciar as finanças e conseguir guardar um pouco de dinheiro todo o mês, é preciso ter comprometimento e foco, assim como qualquer outra ação que realizamos em nossas vidas.

Para te ajudar a cumprir metas e conquistar desejos como viajar, adquirir bens de consumo ou investir em uma boa educação, listaremos maneiras eficazes de economizar dinheiro.

Conheça suas finanças pessoais

Acredite, boa parte da população não consegue economizar simplesmente porque não conhece bem no que gasta seu dinheiro. Por exemplo, você já teve a sensação de que o seu salário simplesmente sumiu da conta e você nem se deu conta de como isso aconteceu? Se a resposta foi sim, você faz parte desse grupo.

A maneira mais eficaz para conseguir poupar é anotar tudo o que consome durante o mês. Do café na padaria à conta de luz. Tudo deve ser contabilizado em um caderno, tabela ou aplicativo. Isso te ajudará a entender para onde vai o seu dinheiro.

Use gerenciadores financeiros

Já existem ferramentas gratuitas capazes de te manter ciente de seus gastos e receita. Neles você pode inserir os dados assim que recebe o salário ou efetiva uma compra, sem correr o risco de simplesmente esquecer de nutrir sua tabela ou caderno de anotação ao fim do dia.

Defina seus objetivos para economizar dinheiro

Não importa quais sejam seus objetivos, pode ser a aquisição de uma nova jaqueta, o pagamento de uma dívida nos próximos seis meses ou até mesmo a compra de um carro zero quilômetro. Manter um objetivo te ajudará a ter foco e entender o motivo que o fez economizar todo o mês. Esse passo funciona como uma espécie de incentivo para se manter controlado nos gastos e é um dos princípios do coaching financeiro.

O ideal é que se estipule longos, médios ou curtos prazos e cada um deles tenha pelo menos um objetivo. Assim você aprenderá a organizar melhor suas vontades e entender suas possibilidades.

Saiba o quanto você pode gastar

Depois de conhecer suas finanças pessoais, estabelecer seus objetivos e entender suas possibilidades, é hora de estipular o quanto você pode gastar. Essa é uma das maneiras mais efetivas para não exagerar ou acumular economias que não serão contabilizadas depois de um tempo. Afinal, saber o valor real do que pode ser poupado também te ajudará a mudar os objetivos ou ampliar e reduzir os prazos já estabelecidos.

Agora que você já conhece maneiras eficazes de poupar, basta organizar as finanças e escolher seu próximo destino ou aquisição.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *