Melhores Estratégias de Liderança

26.06.2017

Diferente do que muitos ainda acreditam, ser chefe e ser líder não são a mesma coisa. Chefia é uma posição hierárquica, liderança é algo muito mais profundo, uma habilidade que pode ser parte da sua personalidade mas pode também ser desenvolvida. Antes de listar algumas das melhores estratégias para quem deseja aprimorar essa habilidade, que tal esmiuçar os três tipos de liderança?

Liderança 1: Autocrática

O líder é quem toma as decisões e os subordinados não têm liberdade de escolha. Aqui o líder é dominador e seus subordinados agem sob tensão e, quando o líder não está presente, eles tendem a não trabalhar.

Liderança 2: Democrática

O líder ouve seus subordinados, sugere ideias e as decisões são tomadas em grupo. Nesse tipo de liderança, os subordinados tendem a entregar resultados positivos e têm maior comprometimento com o trabalho.

Liderança 3: Liberal

Nesse caso, o líder pode omitir seu papel, deixando as situações fluírem sem a sua interferência, pois existe confiança e liberdade no grupo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as formas de exercer a liderança, vamos às estratégias para trabalhar essa habilidade:

Estratégia 1: Mostre-se amigável

Você não precisa ser amigo de todos os seus funcionários, mas se mostrar amigável, uma pessoa com quem eles podem contar e em quem podem confiar, com certeza vai tornar seu trabalho menos difícil. Diminuir os obstáculos para conseguir contato com você e manter esse canal de comunicação aberto pode render ótimos resultados! Pode ter certeza que assim eles se sentirão à vontade para te procurar para falar honestamente sobre o cotidiano na empresa.

Estratégia 2: Seja exemplo

Sabe as qualidades que você espera dos seus funcionários? Pontualidade, compromisso, foco, colaboração, dentre outras? Se você demonstrar tudo isso e muito mais, eles vão ter onde se espelhar – e ser exemplo para os colaboradores pode melhorar a equipe como um todo!

Estratégia 3: Comunique-se de maneira efetiva

Muitas vezes temos dificuldade em ser claros e diretos, isso porque temos receio de acabar sendo mal compreendidos. Sendo líder, você vai ter que superar esse medo. Aprenda a se comunicar de forma clara, indo direto ao ponto, deixando óbvias as suas expectativas, ideias e opiniões e respondendo as dúvidas, feedbacks e sugestões dos colaboradores.

Estratégia 4: Saiba aproveitar a sua equipe

Não existe nada mais precioso para um líder do que a sua equipe! Conheça bem cada membro dela, reconheça as habilidades e capacidades de cada um e aprenda como utilizá-las para alcançar resultados ainda melhores. Um bom líder desenvolve e aproveita as características de seus colaboradores.

Estratégia 5: Dê feedbacks frequentes

Ofereça feedbacks com uma frequência boa e fixa para que os seus colaboradores possam estar alinhados com as suas expectativas e saibam onde estão acertando e errando, podendo melhorar a performance no dia a dia. Lembre-se de procurar fazer feedbacks de maneira positiva, sempre expondo as críticas de maneira construtiva e reforçando a importância do colaborador na equipe.

Estratégia EXTRA: Coaching e liderança!

A relação entre coaching e liderança é inegável! Um líder preocupado em aprimorar suas habilidades e competências com certeza vai se beneficiar do processo de coaching. Procure saber sobre os tipos de coaching existentes e otimize os seus resultados e os da sua equipe!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172