Ser Multitarefa é a Solução ou o Problema?

13.04.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Nas teorias de uma década atrás, todos defendiam que ser multitarefa era uma característica que estávamos a aprender. A ideia é de que ela iria trazer grandes vantagens pessoais e profissionais, pois permitia-nos atender a vários temas ao mesmo tempo e, desta forma, nos tornarmos mais eficientes.

Agora as teorias já estão revertendo estes princípios. Embora ainda muitos empregadores considerem ser multitarefa uma vantagem, a maior parte dos estudiosos do assunto já a consideram “uma pedra no sapato” da gestão do tempo. Os profissionais acreditam que esta é uma má prática profissional, uma quebra nos bons princípios da concentração e do foco.

Quantas vezes você pelas ruas de olhos abertos, mas sem ver o que está acontecendo ao seu lado? Quantas vezes você come sem saborear o verdadeiro paladar da comida, porque também está assistindo seu programa de TV favorito? Quantas vezes você se encontra presente numa conversa, mas não presta atenção ao outro porque está pensando no que vai fazer para o jantar?

E os resultados disto ajudam? Ser multitarefa permite a você ganhar tempo? Não.

Livre-se da forma “multitarefa” de viver

É simples de dizer, mas difícil de pôr em prática. É evitarmos querer fazer tudo ao mesmo tempo. É prestarmos realmente atenção ao que estamos fazendo a cada instante.

Podemos começar com exercícios muito simples. Por exemplo, quando você estiver comendo, tente verdadeiramente saborear a comida e pôr à prova seus sentidos: observar bem o você come, cheirar a comida, sentir a textura da mesma e, por fim, sentir o paladar.

Ou ter uma conversa com alguém no modo de atenção plena, com os olhos postos no outro. Atentar a todos os sinais físicos, com os ouvidos bem atentos não só às palavras, mas também ao nível sonoro e à forma não verbal que a pessoa utiliza.

É no trabalho concentrarmo-nos numa tarefa em cada instante, fazendo a lista de To Do pela manhã e depois segui-la, só passando para a próxima tarefa quando a anterior estiver terminada.

É ter horários específicos para olhar no celular, para ver as redes sociais, para ver o e-mail. Fora destes horários todos os alertas devem estar desligados.

Penso que se conseguirmos colocar a nossa atenção cada vez mais no aqui e no agora, vamos todos conseguir ser mais presentes, com vidas mais cheias, com decisões mais racionais. Tudo vai passar a acontecer do lado consciente, com menos distrações. E a contrário daquilo que vocês imaginam, abrindo mão da maneira multitarefa de lidar com a vida, a produtividade vai aumentar e a correção dos trabalhos entregues vai ser bem maior.

Acredita! Experimenta fazer na sua vida e depois comenta aqui o que aconteceu.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172