Não Confunda Prazer com Felicidade!

22.02.2018

Você sabe qual é a diferença entre prazer e felicidade?

A experiência do prazer depende muito dos acontecimentos externos, das circunstâncias, locais, pessoas ou conquistas materiais envolvidas.

O prazer é totalmente instável. Aquela sensação maravilhosa tende a se esvair, tornando-se neutra e algumas vezes torna-se até mesmo desagradável.

Tomemos como exemplo algo bem simples: a sensação de saborear a sobremesa preferida.

Num primeiro momento esta sensação de prazer nos satisfaz completamente, mas assim que nos saciamos desta vontade, ficamos indiferentes e a sobremesa passa a não ter mais a importância que tinha antes.

Se continuarmos a comer sem vontade, aquilo que era uma fonte de prazer se transforma em algo desagradável.

O mesmo ocorre em todas as áreas de nossas vidas! Buscamos incessantemente as sensações que o prazer nos proporcionam, mas num curto espaço de tempo, estes passam a não produzir os mesmos efeitos pelo simples fato de repetir-se ou instalar-se em nossas rotinas.

E o prazer é traduzido exatamente nesta equação de desejos, saciedade, neutralidade e insatisfação que gera novos desejos, saciedade, neutralidade e insatisfação, e assim sucessivamente, numa busca quase que interminável.

E por que isso ocorre?

A busca pela felicidade é o combustível que move a humanidade.

Mas o que acaba acontecendo é que grande parte das pessoas acabam confundindo felicidade com prazer.

E isso se dá em parte por conta da nossa cultura e desta sociedade de consumo, que nos bombardeia de produtos que são vendidos com o rótulo da tal felicidade.

Assim, nossa lista interminável de desejos é alimentada pela promessa de felicidade em forma de bens de consumo.

A conquista de bens materiais e até mesmo as ações e atividades que realizamos para obtermos esta conquista nos proporcionam prazer e não felicidade.

Mas isto não significa que devemos nos privar destas sensações agradáveis. Podemos, sim, desfrutar das gratificações de nosso trabalho e esforço e sentir muito prazer com isto.

A busca pelo prazer só se torna um problema quando há claramente um desequilíbrio, levando a comportamentos obsessivos e desmedidos afetando o indivíduo, seu convívio familiar e os relacionamentos interpessoais.

Mas o que é a felicidade então?

A verdadeira felicidade não está condicionada às nossas conquistas e nem aos meios que utilizamos para alcançá-las.

A felicidade não vem de fora para dentro e, sim, de dentro para fora.

É um estado de ser, um profundo equilíbrio emocional, moral e espiritual.

Ao contrário do prazer que produz sensações agradáveis momentâneas ligadas a fatos e acontecimentos externos, a felicidade vem de dentro, é duradoura, e permanece o tempo todo em que estamos em contato com esta harmonia interior.

E essa harmonia interior se expande, irradia e contribui para a paz e bom convívio na família, no local de trabalho e na sociedade.

A felicidade não é uma meta a ser alcançada. Não é um ponto de chegada.

Ela é a forma como você percorre o seu caminho.

E como ser feliz?

Não existe uma receita pronta para ser feliz, mas há 5 verdades que você pode praticar e que vão te ajudar e muito a encontrar a paz interior que te proporcionará a tão almejada felicidade:

  • Autoconhecimento – Sem dúvida nenhuma, quanto mais você se conhecer, maior será o controle de suas emoções e, consequentemente, de sua vida! 
  • Perdão – Perdoe e liberte-se do seu passado. Se você não foi feliz no passado, se liberte dele e se dê a oportunidade de experimentar algo diferente. 
  • Gratidão – Reconheça todas as suas conquistas e seja grato por elas. O sentimento de gratidão é a porta aberta para uma vida feliz. 
  • Amor – Ame-se e sinta-se merecedor de toda a felicidade e abundância que o Universo tem para te oferecer. Aceite esse presente! 
  • Altruísmo – Dedique-se ao próximo de maneira desinteressada, simplesmente pelo fato de doar o seu melhor àquele que necessita. Deixe sua luz brilhar e verá como isto se refletirá em toda a sua vida!

Dê prioridade e coloque empenho em sua mudança interior.

Busque seu desenvolvimento pessoal através de leituras, cursos, atividades ou apoio de um profissional se necessário.

O resultado disso? Uma vida leve e feliz!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *