Números e Estatísticas: Não se Apegue!

23.08.2017

Uma coisa que tem chamado minha atenção recentemente é a preocupação excessiva das pessoas com números e estatísticas. Me perguntam em várias entrevistas qual a taxa de obesidade no mundo, qual a porcentagem de mulheres ou homens obesos, qual idade tem maior índice e minha resposta é sempre a mesma: muitos. E só.

Saber a estatística de X ou Y só interessa a pesquisadores e matemáticos porque eles enxergam além dos números. Eles conseguem decifrar a mensagem contida nesses números e fazer deles algo bom e grandioso.

Mas, para a maioria de nós, que não entende essa mensagem, eles não ajudam em nada. É informação inútil e muitas vezes até atrapalha.

Veja no caso da obesidade, 49% dos brasileiros estão acima do peso. Para alguns essa informação será esquecida em poucas horas ou vai virar conversa de bar, mas para outros essa mesma informação pode ser sinônimo de acomodação: “Ah, se a maioria está acima do peso eu estou bem…”

Desses 49% de brasileiros acima do peso, 57% são mulheres, e algumas podem pensar: “Se a maioria não conseguiu eu também não consigo, nem a adianta tentar”. E as desculpas se multiplicam e, agora, com bases científicas!

O que eu tenho a dizer para você é: esqueça os números! Já basta ter quer lembrar senhas de banco e todas as datas de aniversário da família. Não deixe que essas estatísticas comandem sua vida, suas ações ou sua vontade. Preocupe-se com o que você sente quando se vê, preocupe-se com os desejos que quer realizar. Como disse Zig Ziglar “Coloque todas as desculpas de lado e lembre-se: você é capaz.”

Os únicos números que realmente importam para você são quantos são os passos que dará até seu sonho, os sorrisos que te acompanharão, as aventuras que vai viver, os ensinamentos que vai colher, e aí sim você terá autoridade para decifrar esses números e montar a estatísticas da sua vida.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172