O Desafio de Reter Talentos nas Organizações

27.06.2017

Um dos grandes desafios para as empresas na atualidade é conseguir reter talentos, garantindo a permanência dos profissionais mais capacitados e alinhados com a cultura da companhia. Essa, de fato, não é uma tarefa fácil ou para a qual haja uma receita absoluta de sucesso.

A mentalidade das pessoas tem mudado e, hoje, benefícios que eram extremamente valorizados na hora de decidir por permanecer ou não em uma organização, já não são tão determinantes.  Nem mesmo alto salário é o principal fator para a retenção dos profissionais, que estão em busca de satisfação e qualidade de vida.

Se você tem uma empresa, é um líder de equipe ou trabalha no RH de uma companhia e deseja manter seus profissionais mais brilhantes e não ter retrabalho e gastos com novas contratações, veja alguns itens que podem ajudar a reter talentos:

Estabelecer um plano de carreira claro, que todos possam entender

Pesquisas mostram que uma das principais expectativas dos profissionais em relação às empresas é que elas ofereçam possibilidade de desenvolvimento profissional e é exatamente isso que um plano de carreira entrega.

Com um plano de carreira bem definido, todos os colaboradores da empresa saberão o caminho que podem percorrer dentro da cia. e as competências necessárias para ocupar cada posição.

Esse é um  programa que traz benefícios para o funcionário, assegurando sua possibilidade de aperfeiçoamento contínuo; e para a empresa, que consegue reter seus profissionais mais talentoso.

Empoderar os colaboradores, delegando a eles autoridade

Uma característica que muitas empresas buscam na hora de recrutar seus profissionais é a chamada “cabeça de dono”, e empoderar seus colaboradores, tornando-os mais responsáveis por aquilo que acontece na organização, tem tudo a ver com o desenvolvimento dessa mentalidade, que faz com que cada funcionário se sinta um pouco possuidor da organização.

Engajar os profissionais

Engajar é envolver, tratando seu profissional como indivíduo, fazendo-o perceber que sua empresa é confiável e justa em suas ações. Essas características da cia. desenvolvem no colaborador orgulho de trabalhar nela, o que o deixa mais motivado, o faz influenciar outras pessoas no trabalho e o leva a advogar sempre em favor da empresa.

Investir em coaching, dando aos seus profissionais algo que eles valorizam: o autoconhecimento

Uma pesquisa mostrou que para os jovens profissionais os processos de coaching são muito importantes e podem mantê-los em uma empresa. Isso porque eles vem o Coaching como um programa de resultados rápidos e visíveis, que traz desenvolvimento profissional e pessoal, oferecendo o que os jovens acreditam ser o mais importante para uma carreira de sucesso: o autoconhecimento.

E então, o que você achou das nossas dicas de como reter talentos em sua empresa? Quais são as estratégias usadas em sua organização para não perder bons profissionais? Compartilhe suas experiências nos comentários.

Para mais conteúdo sobre coaching, carreira, autoconhecimento e PNL, continue acompanhando as postagens aqui no blog da Portal Coaching.

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