O Impacto da Motivação nas Organizações

10.12.2017
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A motivação nas organizações deve ser uma das principais preocupações dos líderes. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, criar um ambiente saudável dentro da empresa é fundamental. Para isso, é preciso motivar as equipes e mostrar que cada funcionário da instituição tem um papel fundamental.

Ter motivação nas organizações é sinônimo de um ambiente no qual os funcionários trabalham mais felizes e entendem a importância das tarefas que possuem. Logo, eles atingirão com mais facilidade os resultados esperados.

A importância da motivação nas organizações

A motivação nas organizações influencia o comportamento dos colaboradores que, quando motivados, buscam alcançar  as metas que possuem. Lembre-se que quando uma pessoa está satisfeita, o desempenho dela tende a ser muito melhor.

Como motivar os colaboradores

Há várias formas de motivar os seus colaboradores. Primeiro realize uma pesquisa para entender como está o clima da empresa e quais os pontos de melhoria apontados pelos funcionários. Com os resultados desse levantamento, trace prioridades e resolva os possíveis problemas apontados pelas equipes.

Investir em cursos e palestras motivacionais é uma forma palpável de injetar energia nos colaboradores. Além disso, se o clima na empresa não estiver muito bom, promova dinâmicas de grupo que demonstrem a importância do trabalho em equipe. E, para que nem chegue a ter um clima ruim na empresa, promova confraternizações para que os profissionais se conheçam melhor e tenham a possibilidade de interagir.

Oferecer um salário condizente com o cargo e as funções, benefícios e ajuda de custo, além de plano de carreira, são formas eficazes de motivar os funcionários. O crescimento na empresa precisa ser ressaltado, pois é um ponto fundamental. Quando há chance de evoluir na empresa, os bons funcionários não ficam acomodados e querem sempre melhorar o rendimento e obter resultados além do esperado.

Esses pontos que podem ser aplicados nas organizações demonstram que a opinião e o bem-estar dos colaboradores são importantes para a empresa. Por isso, os líderes precisam manter uma boa relação com toda equipe e ser o mais transparente possível. Assim, os funcionários ficam mais à vontade para expor opiniões, o que contribui com o desenvolvimento da empresa.

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