O Perigo dos Pequenos Gastos

04.04.2018

Não existe fórmula mágica para quem quer ser bem-sucedido quando o assunto é dinheiro. Na verdade, até tem, basta acertar os números da mega-sena. Ou seja, não é tão simples assim.

O que precisa existir, de fato, é planejamento, execução, evolução e análise tanto das decisões quanto dos resultados alcançados.

Planejar as contas e despesas, executar as mudanças diárias, evoluir no conhecimento financeiro e analisar o que ainda precisa ser feito. Passos básicos, mas que fazem grande diferença no desenvolvimento da Inteligência Financeira.

E na hora de pensar no seu orçamento e padrão e consumo, lembre-se de olhar para onde o seu dinheiro está indo. E como você costuma gastá-lo.

Para isso, é importante fazer uma investigação dos seus hábitos e identificar os gatilhos e estímulos que você recebe e te fazem gastar mais.

Benjamim Franklin disse que é essencial ter cuidado aos gastos miúdos, pois o menor dos furos pode afundar um navio.

Quantas vezes você comprou alguma coisa se convencendo de que era “baratinho”?

Em certos momentos, os pequenos gastos saem caro. E você acaba se arrependendo de algumas decisões.

Nem sempre é fácil abrir mão de comprar aquelas “besteiras” que tanto gostamos. Mas, encontrar o equilíbrio entre as suas receitas e despesas vai te proporcionar inúmeros resultados. Bastar lembrar de como você sente quando está sem dinheiro.

Sempre que um mês estiver para começar, faça uma projeção dos seus gastos. Se achar melhor, separe o dinheiro para cada despesa em envelopes individuais. Assim, você diminui o risco de usar o dinheiro de forma leviana.

Pare agora e tire um tempo para analisar o seu orçamento e identificar esses pequenos gastos que se repetem e podem afundar o seu navio. Pode ser que eles sejam mais importantes do que você imagina. 

Uma vida financeira sustentável pode estar mais perto do que você imagina.

 

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *