O Que É Capital Intelectual?

23.02.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Capital intelectual é o patrimônio de conhecimento, inteligência e criatividade de uma organização. Trata-se do seu ativo intangível e, como tal, colabora para a geração de valor à marca e, como consequência, de riqueza.

Portanto, ao contrário do muitos pensam, o conceito de capital intelectual engloba muito mais que os recursos humanos. Este ativo é um dos que colaboram para a formação do conjunto de conhecimentos e informações de uma empresa, mas não é sua definição.

O que pode ser considerado capital intelectual afinal? 

O capital intelectual inclui três tipos de capitais:

  • Capital Humano – Provém dos recursos humanos de uma organização e inclui conhecimento, talento e experiência de todos os colaboradores;
  • Capital Estrutural – Refere-se aos documentos, bancos de dados, metodologias e outros processos que garantem o funcionamento de uma organização;
  • Capital Social ou do Cliente – Diz respeito aos relacionamentos internos e externos à organização, como sua marca e credibilidade.

É preciso gerir adequadamente o capital intelectual

Ao contrário do que acontecia na era industrial, atualmente as empresas que querem se destacar no mercado precisam explorar conhecimento, ou seja, seu capital intelectual. O ambiente de negócios é imprevisível e com tendência a mudanças constantes e só sobrevivem organizações que sabem oferecer soluções rápidas.

Empresas não devem produzir melhor, mas criar soluções que atendam às novas demandas. Por isso, saber identificar e gerir adequadamente o capital intelectual é fundamental para conseguir desenvolver produtos, serviços e sistemas diferenciados que ajudem a permanecer no mercado.

O capital intelectual ainda ajuda a construir a imagem e o propósito organizacionais, que, por sua vez, definem a percepção dos clientes internos e externos. Isso explica porque as empresas que investem na valorização dos seus ativos intangíveis são bem vistas no mercado. Elas geralmente se destacam porque:

Sabem quais são seus principais ativos 

As empresas devem saber reconhecer seu capital intelectual para investir neles e explorá-los, de modo a construir o seu diferencial no mercado. Em geral, esses ativos são aqueles que mais impactam a imagem interna e externa da organização.

Valorizam as pessoas 

O capital humano é realmente o mais importante ativo intangível de uma organização. Se você realizou a análise anterior pode perceber isso. Mas não adianta apenas concordar com isso; tem que praticar! As organizações não funcionam por si só, quem faz acontecer são os colaboradores, que precisam ser valorizados, reconhecidos e estimulados. Uma boa gestão de pessoas, portanto, é fundamental para construir um ambiente que estimule o pensamento crítico e inovador e elabore ações para que os funcionários ofereçam seu potencial máximo e se mantenham atualizados constantemente.     

Investem nas estratégias corretas

Quando as empresas identificam o seu capital intelectual podem elaborar estratégias de ação mais assertivas e garantir sua competitividade no mercado. Entre elas está a construção de um ambiente que valorize a busca pela melhoria contínua em todos os níveis. Mesmo negócios inovadores hoje podem se tornar obsoletos num período muito curto de tempo, visto o mercado em constante modificação. Por isso, é importante sempre rever processos e atuação.

Conduzem seus ativos de forma integrada

Não adianta nada querer inovar seus processos, se você não valoriza as pessoas que fazem sua organização acontecer. Empresas de sucesso gerenciam seu capital intelectual integradamente para conquistar seus objetivos. Elas compartilham internamente o conhecimento adquirido e as inovações tecnológicas.  

O Google pode ser usado como exemplo de empresa que sabe gerir bem seu capital intelectual. A organização norte-americana explora bem esse ativo para inovar, construir relacionamento, atrair talentos, fortalecer sua marca, gerar valor, ou seja, praticamente em todos os seus campos de atuação.


Gostou? Agora que você já sabe o que é capital intelectual, não deixe de identificar o seu e investir em estratégias que os valorizem. Esse é o principal passo para elevar sua reputação e credibilidade de sua empresa e garantir a ela um lugar ao sol.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172