O que é Coaching de Carreira?

10.04.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

“É justamente quando as pessoas sentem-se divididas entre o que querem fazer, o quanto gostariam de ganhar e os sonhos não realizados profissionalmente, que entra em ação o coaching de carreira.”

Não se preocupe se você não sabe nada sobre Coaching de Carreira ou sobre o coaching em si, pois neste artigo iremos abordar do básico ao essencial para que você saiba o porque o Coaching de Carreira é tão comentado hoje em dia.

Também irá saber porque houve um aumento médio de 30% nas contratações desse tipo de serviço pelas empresas nos últimos dois anos, mesmo nas dificuldades atuais que o país se encontra.

Coaching de Carreira é o que você precisa?

Se você quer saber se o Coaching de Carreira é o que você realmente precisa para dar uma guinada na sua vida profissional e o porque muitas pessoas procuram a ajuda de um profissional (um coach) dessa área, responda antes se você se encontra ou já se encontrou em algumas dessas situações:

 Quer ser reconhecido por seu trabalho;
Quer encontrar a felicidade profissional;
Quer crescer dentro do local onde trabalha;
Não está satisfeito com a sua profissão atual;
Busca mudanças na sua carreira que não conseguiu realizar;
Tem dúvidas sobre o que fazer com o futuro da sua carreira.

Se alguma dessas situações acima é familiar para você, saiba que existem muitas pessoas que também se encontram nelas. Mas por que isso acontece?

Vamos lá… já parou para pensar no seu tempo gasto no dia a dia? Todos nós temos 24 horas no nosso dia. Dessas 24 horas, vamos retirar 8 horas em média de sono. Nos sobraram 16 horas. Dessas 16 horas, vamos retirar mais uma outra média otimista: 10 horas diárias gastas com nossas carreiras.

Agora sobraram apenas 6 horas, que somem rapidamente se ainda estudamos, gastamos com o lazer ou com nossas famílias, etc. Ou seja, nós passamos a maior parte da nossas vidas trabalhando, dedicados à carreira, então não é de se espantar que é nesse quesito que as pessoas sintam-se mais incomodadas ou infelizes.

É justamente quando as pessoas sentem-se divididas entre o que querem fazer, o quanto gostariam de ganhar e os sonhos não realizados profissionalmente, que entra em ação o coaching de carreira.

Mas o que é Coaching de Carreira?

Antes vamos falar um pouco sobre coaching em si, que poderia ser explicado como um processo de desenvolvimento humano que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas áreas do conhecimento. Ao longo do processo, tem-se como meta o cliente mudar de uma situação atual para uma situação desejada.

O processo de coaching é realizado por duas pessoas: um profissional, chamado de coach, e o cliente, chamado de coachee. O processo em si ocorre através de encontros, onde o cliente irá expor sua visão do que deseja para si, seus sonhos e metas.

A cada nova sessão, o coach ajuda o cliente a planejar as ações necessárias para cumprir o próximo passo em direção a esses objetivos e metas que estabeleceu ao longo do processo.

Então como funciona o Coaching de Carreira? O coach especializado nesta área será aquele que irá ajudar o seu cliente a adquirir o autoconhecimento, o aprendizado e a mudança de atitude necessária para que tenha o crescimento, descoberta ou mudança profissional que almeja.

O Coaching de Carreira atende tanto pessoas físicas como jurídicas. Quando empresas contratam coaches de carreira para que seus funcionários tenham esse tipo de acompanhamento especial, é porque normalmente desejam que seus empregados sejam mais focados, independentes e produtivos. O que o coaching de carreira faz é auxiliar os funcionários a encontrarem as respostas que precisam para terem esse tipo de atitude.

Descubra-se fazendo Coaching de Carreira

Durante um processo de coaching de carreira, o cliente pode acabar descobrindo várias coisas sobre si mesmo ou sua carreira. Exemplos:

● Aprender sobre seus valores e como eles ditam suas atitudes;

● A forma como ele pode se autossabotar e nem imaginar que faz isso;

● Suas forças, fraquezas e habilidades adquiridas ao longo da vida;

● Ter uma visão mais clara dos obstáculos que irá enfrentar para melhor estar preparado;

● Fortalecer sua confiança para comunicar-se melhor com as pessoas, e liderá-las;

● Descobrir que tem um perfil comportamental que desconhecia e entrar em contato com o mesmo; etc.

Isso é possível porque o coaching usa técnicas e métodos comprovados de várias áreas do conhecimento humano. Apesar disso, o coaching não é psicologia, ou seja, ele não lida com a cura de traumas, embora ajude o cliente a descobrir que eles existem. O coaching trabalha o presente e futuro, cujo objetivo final é solucionar o problema do cliente, seja ele querer mudar de carreira, conseguir um aumento, trabalhar melhor em equipe, desenvolver sua liderança, etc.

Coaching de Carreira nas empresas

Não é segredo para ninguém que o Brasil passa por uma crise econômica, com uma taxa de desemprego altíssima. Muitas empresas nos últimos anos tiveram que enxugar os seus quadros de funcionários e, em alguns casos, tiveram que fazer substituições para reduzir custos contratando profissionais com salários inferiores. O que acontece é que nem sempre esses novos profissionais estavam preparados para os cargos que passaram a ocupar.

Além disso, quando ocorre uma reestruturação interna de tal magnitude, muitas vezes resulta na redução de níveis hierárquicos, onde alguns executivos têm que subir de posto sem estarem completamente treinados para a nova função.

Foi justamente nesse cenário adverso que o coaching de carreira encontrou mais espaço para crescer no país. Para se ter uma idéia, entre o início de 2015 e o início de 2016, segundo dados das consultorias de recursos humanos, houve um aumento médio de 30% nas contratações desse tipo de serviço pelas empresas.

Nesse contexto onde mexer apenas nos preços das coisas não resolve mais, os líderes precisam encontrar respostas diferentes e serem criativos para solucionar velhos problemas, e é aí que o coaching ajuda a aumentar a capacidade do executivo de inovar, influenciar e liderar toda a organização de uma empresa diante de uma situação econômica desfavorável.

Coaching de Carreira e o futuro no Brasil

Para você ter uma noção melhor, de acordo com a International Coaching Federation (ICF), o número de brasileiros com formação em coaching cresceu consideravelmente nos últimos anos e pode vir a alcançar números mais expressivos ainda. Em 2012 eram 7 mil profissionais e, em 2015, esse número pulou para 25 mil.

Porém, mesmo assim, se compararmos a outros países, a proporção de coaches por habitantes ainda é muito pequena. Enquanto nos Estados Unidos e Europa é de 40 coaches para 1 milhão de pessoas, no Brasil essa relação é de apenas seis por 1 milhão.

Ainda há muito espaço para o crescimento do coaching no Brasil, que está conquistando cada vez mais as micro e pequenas empresas e a sociedade de maneira geral, como uma das melhores formas de desenvolvimento pessoal e profissional.

Então se você é alguém que deseja mudar de emprego mas está inseguro ou não sabe o que fazer, ou quer conseguir uma nova promoção, ou quem sabe ganhar mais, saiba que passar por um processo de coaching de carreira com certeza lhe ajudará a encontrar as respostas que precisa para dar o próximo passo rumo ao seu tão sonhado futuro.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Como coach para a Saúde, tenho ajudado várias pessoas a repensarem suas carreiras e o que querem para sua vida. As pessoas geralmente embarcam no sonho de outras, geralmente seus pais, amigos, na escolha de uma carreira, e depois não sabem como sair dela. Abraços

    1. Ingrid Siggelkow

      Oi Carmem, sim, é muito comum vermos essa atitude. Hoje como coaches conseguimos ver, fazer diferença em primeiro lugar em nossas vidas, e também ajudar aos outros, a lutarem pelo que acreditam, e amam.

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172