O que é Comportamento Organizacional?

21.11.2016
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As relações trabalhistas estão em constante modificação e tendem a se tornar cada vez mais complexas na era digital. Se até meados da década de 1980, a gestão empresarial estava mais focada nas técnicas e habilidades dos colaboradores, hoje é o comportamento organizacional o assunto em pauta. O impacto das atitudes e condutas de cada pessoa que compõe a empresa passaram a ser consideradas como determinantes no andamento e desenvolvimento da companhia.

Comportamento organizacional é toda resposta das pessoas a determinado estímulo. Dentro do ambiente corporativo, isso se dá em três níveis:

  • Nível individual: cada indivíduo reage de maneira diferente às situações, de acordo com as suas experiências e vivências pessoais. Para compreender esse processo, utilizamos conceitos da psicologia.
  • Nível grupal: a interação em grupo conduz as pessoas a agirem e pensarem de determinada forma. O estudo desse nível se dá por meio de técnicas das áreas de sociologia e psicologia social.
  • Nível organizacional: cada empresa tem sua identidade, seu culture code. A estrutura de missão, visão e valores molda o jeito de ser da companhia. Sua compreensão é realizada com a ajuda da área de antropologia.

Mas, por que o comportamento organizacional é tão importante?

O comportamento organizacional passou a ser considerado como diferencial competitivo no mercado. Para entender a sua importância, podemos pensar em um profissional que tenha ótima capacidade técnica e muito conhecimento. Mas suas atitudes não o deixam demonstrar ou explorar seu potencial. Isso atrapalha a empresa na obtenção de melhores resultados.

Compreender os sentimentos e motivações pessoais e de cada equipe tem ajudado as empresas a identificar por que situações desse tipo acontecem e a investir em soluções mais assertivas. Outro ponto importante desse conceito é o alinhamento da cultura da companhia aos valores, objetivos e princípios de seus funcionários. Recrutar pessoas que tenham o mesmo sentido de direção contribui para alcançar resultados melhores e mais rápidos, além de construir um ambiente de trabalho agradável.

Freud pode explicar melhor. Nosso comportamento se dá por meio do superego. Essa estrutura cerebral, segundo o psiquiatra austríaco, tem a responsabilidade de controlar os impulsos do id (outra área do cérebro em que constam os nossos impulsos mais primitivos). Compõe-se das regras sociais e morais, as quais aprendemos em sociedade e possibilitam a boa convivência com as outras pessoas. Por esse motivo, nossas atitudes e conduta se modificam de acordo com o contexto.

Conforme somos expostos a experiências e situações, desenvolvemos nosso comportamento. Mas cada um tem sua própria trajetória, o que explica reagirmos diferente aos mesmos estímulos. No ambiente corporativo, esses contrastes ficam ainda mais evidentes. A conduta de todos os membros da empresa deve estar em sintonia uma com as outras e, principalmente, com a empresa. Essa sinergia contribui para alcançar os objetivos propostos e resultados extraordinários.

Quando algum profissional não está alinhado ao comportamento organizacional, tem sua satisfação e desempenho impactados negativamente. E ainda há o risco de influenciar colegas de trabalho. Esse colaborador ainda tende a resistir a mudanças e desafiar regras. Se em alguns casos, isso pode significar proposta de melhorias na empresa, em outros, prejudica o clima organizacional e o alcance dos objetivos.

Avaliação do comportamento organizacional

O comportamento organizacional influencia o clima da corporação e as visões e impressões das pessoas envolvidas com suas atividades. A gestão de pessoas deve considerá-lo para implementar melhorias e, principalmente, alinhar a conduta e atitudes dos colaboradores à cultura da organização.

Avaliar o comportamento organizacional ajuda a compreender o comportamento dos indivíduos e grupos, bem como seu impacto nos diversos campos do ambiente empresarial. Entre eles: liderança, percepção, aprendizagem, atitude, adaptação às mudanças, conflitos, processos, entre outros.

A partir desses dados, os gestores podem investir em estratégias mais assertivas para motivar, incentivar e melhorar a convivência em equipe. Além disso, ainda conseguem administrar melhor situações mais complexas resultantes de mudanças constantes as quais o mercado está exposto.

Ao mesmo tempo, harmonizar os objetivos dos envolvidos possibilita o compartilhamento dos níveis estratégicos com os funcionários, de modo que eles compreendam a importância de seu trabalho e desenvolvam espírito colaborativo. Como resultado, a empresa pode atrair e reter clientes, evitar a rotatividade, engajar os colaboradores e aumentar a produtividade.

O estudo do comportamento organizacional deve ser realizado de acordo com o nível que se pretende trabalhar: a nível individual, são promovidas avaliações para identificar o desempenho do colaborador, bem como suas motivações e desmotivações. Já a níveis grupal e organizacional são verificados os processos, comunicação e interação entre as equipes, além da influência dos líderes nesse contexto. A intenção aqui é verificar se todos os membros da companhia conseguem trabalhar de maneira conjunta e efetiva.

Alguns pontos impactam diretamente no comportamento organizacional e devem ser identificados durante a avaliação. Obviamente que eles vão variar de acordo com a cultura da empresa, mas os fundamentais são:

  • Alinhamento com metas e objetivos da empresa;
  • Interdependência;
  • Absenteísmo;
  • Resiliência;
  • Proatividade;
  • Foco e produtividade;
  • Visão sistêmica;
  • Profissionalismo;
  • Rotatividade;
  • Relacionamento interpessoais;
  • Motivação e engajamento;
  • Inteligência emocional.

O capital humano é o maior ativo das empresas. Considerar o comportamento organizacional contribui para que todos vistam efetivamente a camisa da companhia e possam alinhar os seus sonhos e desejos com os do empreendedor.

E você, já conhecia o conceito de comportamento organizacional? Deixe as suas experiências nos comentários!

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