O que é Cultura Organizacional

02.01.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Especialistas e empreendedores sabem que uma boa cultura organizacional pode mudar todo o ambiente de uma empresa, motivar os funcionários e se tornar até mesmo um importante diferencial de sua organização frente as concorrentes.

O termo tem definição antropológica e por isso, demonstra o lado humano de cada empresa. Colaboradores e gestores nem sempre sabem identificar a cultura de uma instituição e acabam perdendo a oportunidade de transformar seu negócio em um case de sucesso e um reflexo de seu espírito empreendedor.

Afinal, qual a definição de cultura organizacional ?

A cultura organizacional é o sistema de comportamentos, hábitos, valores morais e éticos, crenças e políticas – interna e externa – de uma organização empresarial especifica. Se fossemos comparar a cultura organizacional com as características humanas, poderíamos dizer que ela é a personalidade de sua empresa.

Essa cultura funciona como uma espécie de diretriz, que orienta os colaboradores sobre o modo como interagem com seus supervisores, clientes e colegas de trabalho. Com isso, podemos afirmar que essas características são um sistema de valor estipulados por quem comanda a empresa, com o intuito de compartilhar e valorizar os aspectos mais importantes e que o destacam dos demais.

Os elementos da cultura organizacional

Especialistas afirmam que toda a cultura organizacional é dividida em pelo menos três elementos distintos:

– artefatos
– pressupostos
– valores compartilhados

O primeiro item diz respeito às características superficiais, as mais fáceis de serem identificadas por colaboradores, clientes e supervisores. O mais comum é que essa identificação aconteça por conta do que se vê ou ouve dentro da empresa.

Já os valores definem os motivos pelos quais cada funcionário se empenha em sua função, seja ele criado pelo próprio fundador da empresa ou por um gestor de pessoas que implementou e instituiu a cultura organizacional.

O último item é aquele no qual as ações não escritas são facilmente identificadas e compartilhadas entre os funcionários.

A importância da cultura organizacional

Toda organização que possui uma boa cultura tem impactos positivos em seu negócio e na maneira como é percebida por todo o setor. Gestores pessoais afirmam que esse aspecto é capaz de trazer mais sintonia, objetividade e produtividade para o negócio e que a linguagem certa torna toda a instituição mais positiva ao mercado.

Além disso, é importante entender que colaboradores que não estão inseridos de forma assertiva na cultura organizacional de sua empresa podem ter comportamentos excludentes, que impactam de forma negativa como seu negócio é percebido.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172