O que é Cultured Code?

08.11.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

O país que você vive tem uma cultura, o local onde você mora, seja em casa própria, com os pais, com amigos ou em república, também tem sua cultura e, logo, toda empresa também precisa de um cultured code específico. Afinal, isso faz parte da identidade de uma companhia e é essencial para a construção e o estabelecimento dos valores empresariais. Quer ver?

Afinal, o que é cultured code?

Em tradução literal, estamos falando de um Código de Cultura, o que já diz bastante sobre o significado prático do termo em questão. Mas, para que não restem dúvidas, vale dizer que o cultured code é um conjunto de crenças e valores que regem uma cultura corporativa.

Na prática, ele é um documento que serve como um guia para a tomada de diversas decisões dentro de uma empresa. Até porque, as crenças e os valores das empresas ajudam, e muito, a direcionar e corrigir diversas ações e situações no dia a dia.

A importância do cultured code

Toda empresa, mesmo que de modo implícito, possui um cultured code. Contudo, sendo implícito, não há nenhuma garantia que os funcionários, principalmente os mais novos, tenham conhecimento desse conjunto de crenças e comportamentos empresariais. Por isso a importância criar um documento falando sobre isso e disponibilizá-lo a todos da empresa. Vale, inclusive, divulgá-lo, como muitas empresas têm feito recentemente, como forma de transparecer os processos e os valores da marca.

Assim, ao colocar no papel qual é o comportamento institucional da empresa, você consegue, por exemplo, ter critérios mais definidos para os processos seletivos, guiar a conduta dos funcionários, evitar tomadas de decisões completamente diferentes dos valores sustentados pela corporação e, mais do que isso, conseguir atrair pessoas, sejam elas clientes ou novos colaboradores, que se identificam com o tipo de cultura que é encontrado ali, dentro do ambiente profissional.

O que todo cultured code precisa ter

Não existe um padrão para a elaboração de um cultured code, até porque, na maioria das vezes, a cultura institucional simplesmente acontece e só precisa ser formalizada. Contudo, de modo geral, ao formular o Código de Cultura, é preciso avaliar o que a empresa acredita, como ela pratica seus trabalhos e o que ela valoriza. Esse é um bom modo de chegar até as crenças e valores empresariais, que devem estar detalhadamente no documento.

E para complementar ainda mais o cultured code, também é importante elaborar a missão e visão da sua empresa, se possível, dando detalhes de como a missão é praticada e como a visão pode ser alcançada.

Agora que você aprendeu o que é cultured code e qual a importância dele, continue navegando em nosso site, na categoria de empreendedorismo, e aprenda muito mais sobre o mundo empresarial!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *