O que é Empatia?

27.03.2018
Crie seu futuro – 728 x 90

Quem nunca leu a frase: “Ser empático é ver o mundo com os olhos dos outros”.

Mas afinal, o que é empatia?

É muito além do que ser carismático ou o “bonzinho” da turma. De uma maneira muito simples, posso falar que empatia é a capacidade de “sentir” o que o outro está dizendo, muitas vezes sem palavras audíveis. É quando você consegue perceber tudo que está acontecendo com o outro e sentir afeto com a situação.

Você já conseguiu sentir a alegria ou a dor de alguém de uma forma tão profunda que a situação parecia ser sua? Pois bem, você foi, nada mais nada menos, que empático. De origem grega “ empátheia” tem o sentido de ver os outros como somos vistos por eles.

Em um mundo cada vez mais individualista, no qual o meu bem-estar está acima de tudo e todos, ter empatia pelo próximo é um verdadeiro desafio. Vivendo em um ambiente quase 100% digital, vivenciamos a frieza e o distanciamento de uma maneira quase comum.

Agilidade na contramão da empatia

Hoje em dia, somos treinados para sermos ágeis, dinâmicos, entregar resultados em tempo recorde… Mas não somos treinados a “ouvir”, a “acolher” e a ter “compaixão” pelo outro. E o resultado desse comportamento pode ser desastroso ao longo de uma vida.

Como estudante de coaching e amante da PNL, tenho percebido um despertar nos últimos anos para o estudo da comunicação empática. O vazio tem invadido o ser humano de tal maneira que as pessoas têm sentido sede por informação, por serem ouvidas, por serem acolhidas.

As pessoas têm aberto os olhos para um novo jeito de ver o outro, procuram a serenidade em vez de disputas. O empático procura compreender a falha dos outros.  Isso não significa acobertar o erro, mas entender que todos somos imperfeitos e, com isso, os julgamentos e acusações são deixados de lado.

Enfim, compreender o outro, acolher e ter compaixão são requisitos importantes para viver uma vida de empatia.

Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele”. Carl Rogers

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. @academianacionaldeatores obrigado best custom essay

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *