O que é Empreendedorismo Corporativo?

10.11.2016
Crie seu futuro – 728 x 90

Empreendedorismo corporativo é a aplicação de técnicas do empreendedorismo em empresas estabelecidas. Liderança e vantagens competitivas são os principais benefícios desse processo. Por isso, cada vez mais as organizações buscam por colaboradores com esse perfil, que garante a competitividade e adaptabilidade no mercado cada vez mais instável.

Importância do empreendedorismo corporativo

O conceito de empreendedorismo é relativamente novo e tem ganhado cada vez mais força com o modelo de negócio das startups. Curiosidade: há alguns anos, o termo sequer fazia parte da língua portuguesa. Obviamente que isso era somente uma questão de terminologia, já que sempre existiram empreendedores.

Em linhas gerais, empreender é enxergar problemas e oportunidades e arriscar-se ao investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que ofereça impacto positivo. O empreendedorismo corporativo leva esses conceitos a toda a estrutura organizacional.

Nesse sentido, não somente o dono da empresa, como também líderes e todos os outros colaboradores possuem uma visão sistêmica do negócio e contribuem para maximizar os resultados. Essa estrutura oferece a todos mais liberdade para criar e contribuir com ideias e sugestões, o que favorece a implementação de melhorias e inovações relacionadas às demandas do mercado. Outras vantagens são crescimento e recuperação mais rápida de quedas e desvios.

Mudar a cultura organizacional é passo importante para implementar o empreendedorismo corporativo. Investir na criação de um ambiente que favoreça o aprendizado e a troca de informações entre os colaboradores e ações de reconhecimento devem fazer parte dessas melhorias.

Quem é o empreendedor corporativo?

Já é consenso que os colaboradores são os principais responsáveis pelos resultados e performance da organização. Além de estimular uma cultura empreendedora, as empresas devem desenvolver as habilidades e competências relacionadas a esse conceito em seus funcionários e procurar candidatos com esse perfil, em eventuais processos seletivos.

Embora cada pessoa seja diferente, os profissionais empreendedores possuem algumas características em comum que os destacam entre os demais e oferecem mais benefícios à empresa. Entre elas estão:

  • Criatividade: sempre querem ousar e quebrar barreiras. Trazem inovação ao negócio;
  • Correm riscos: não têm medo de errar e sabem tirar ensinamentos de seus fracassos;
  • Lovers: agem como se fossem donos da empresa, por isso, cuidam e fazem de tudo para que ela seja bem-sucedida;
  • Otimismo: valorizam seu projeto e acreditam que ele dará certo;
  • Autoconfiança: acreditam em si mesmos e no seu talento;
  • Resiliência: não desistem facilmente, superam os desafios e vão até o fim.

As empresas devem estar bem preparadas para receber profissionais empreendedores. Em geral, eles têm um comportamento diferente das regras tradicionais: fogem de processo rígidos, questionam a realidade e se incomodam com excesso de burocracia.

E você, já conhecia o conceito de empreendedorismo corporativo? Pratica em seu trabalho ou empresa? Conte para gente nos comentários!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172