O que é um Feedback?

21.02.2017
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Pelo menos uma vez na vida você já deve ter se deparado com a palavra em inglês feedback, muito usada no meio corporativo. Proveniente da ciência (química, física e biologia), o conceito ganhou espaço entre os administradores e foi se estendendo aos poucos para outras áreas.

No inglês ela pode ser traduzida como retroalimentação, o que não se distancia muito do seu significado em português, com a particularidade de que ele só pode ser entendido dessa maneira se o profissional que receber o feedback souber processar as informações recebidas e usá-las para seu próprio desenvolvimento.

Afinal, qual o significado de feedback?

Apesar de ser um termo amplo, o feedback pode ser entendido, principalmente no meio organizacional, como o retorno de nosso trabalho. Ele é uma espécie de avaliação que é direcionada ao profissional com o intuito de deixá-lo ciente de seu desenvolvimento ou que o orienta sobre como pode melhorar dentro da corporação.

No entanto, é preciso ter em mente que esse retorno não pode ser visto apenas como uma “obrigação” do empregador. Isso porque é com esse conceito que ampliamos as chances de evolução no trabalho e entendemos melhor quais os objetivos traçados para nossa trajetória profissional, assim como passamos a compreender o que a empresa espera de nós profissionalmente.

Feedback como alimentação

Anteriormente, dissemos que o feedback é traduzido como retroalimentação. Boa parte do conceito leva em conta o fato dessa ação ser crítica e ter como objetivo o esclarecimento do desempenho de um profissional ou andamento de um projeto.

Ele é claro, conciso e objetivo e tem como principal característica a intenção de orientar e “alimentar” o profissional de acordo com um comportamento, resultado ou insatisfação. Esse feedback deve ser usado para melhorar processos e ampliar as chances de você entender como pode se aperfeiçoar para atender as necessidades e expectativas de seu cliente ou gestor.

Educativo

Vale lembrar que o feedback não deve ser entendido de forma punitiva, já que também é dado quando os resultados são positivos. Seu principal objetivo é educar quem o recebe, o alimentando com informações que o ajudem a ampliar o conhecimento do seu trabalho, assim como sobre a empresa em que atua.

Saber empregar um feedback te ajuda a criar uma relação de respeito e confiança entre quem ouve e quem transmite as informações, fazendo assim com que todo trabalho tenha como resultado a entrega positiva do que foi proposto.

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