O que significa cultura corporativa?

25.01.2017

Normalmente usamos características para classificar empresas e pessoas. Por exemplo, o Google é conhecido como um escritório criativo e a Toyota como a marca da perfeição. Isso acontece porque identificamos facilmente um valor, ideia ou costume e o usamos para até mesmo classificar essas corporações.

O que muitas vezes não nos damos conta é que esses apontamentos são, na verdade, a cultura corporativa (ou cultura organizacional) da empresa, desempenhando papel importante para qualquer corporação. Afinal, é essa imagem que a instituição tem perante o mercado e os clientes.

Diferença entre cultura e cultura corporativa

Antes mesmo de nos aprofundarmos no tema, é preciso perceber que o que entendemos por cultura não se aplica a esse tema. O termo “cultura” representa os costumes de uma sociedade em determinados períodos, além de desempenhar papel em manifestações de arte, música, literatura e até mesmo intelecto.

Já a cultura corporativa tem como base os valores, crenças, regras e condutas éticas e morais de uma corporação, que são expressas também no modo como se faz negócio ou se trata os próprios colaboradores.

Por esse motivo, ela nada mais é do que a representação de todos os que fazem parte da instituição, de fundadores a funcionários. É preciso ter em mente que essas “regras” nem sempre são escritas e por isso, devem ser transmitidas no cotidiano.

Toda empresa nasce com uma cultura corporativa, já que seu fundador se baseia em uma ideia para criá-la. Esses valores podem ser alterados de acordo com sua necessidade perante o mercado ou com o tempo de sua corporação, mas com o tempo ela se fortalece e constitui o que conhecemos como “cultura forte”, ou a marca que você tem diante do mercado e dos profissionais da área.

A importância da cultura corporativa

Por meio dessa concepção, a gestão de pessoas seleciona colaboradores que tenham personalidade que os permita construir uma forte identificação com seu negócio e que, por isso, conseguem te ajudar a crescer ao mesmo tempo em que desenvolvem melhor suas habilidades. É o que comumente chamamos de “caminhar todos na mesma direção”.

Além disso, é preciso entender que a cultura corporativa se expressa na maneira como você vê é visto no mercado. Dessa maneira, se todos os colaboradores não estiverem alinhados a ela, é possível que alguém tenha atitudes que prejudiquem sua imagem e dificultem o crescimento da corporação.

Com isso, é preciso ter em mente que seus valores precisam ser amplamente compartilhados pelos funcionários e as expectativas do mercado, pois só assim você também será lembrado por um traço positivo de sua corporação e figurará entre as dezenas de cases de sucesso de todo o mundo.

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