O Valor do Autoconhecimento

10.02.2017

Em algum momento, você já foi questionado sobre seus pontos fortes e fracos, principalmente se já realizou uma entrevista de emprego ou dinâmica de grupo. Os processos seletivos de diversos cargos mudaram tanto que hoje autoconhecimento é essencial para o profissional. Somos amplamente questionados por nossas características pessoais, nosso temperamento e também minuciosamente analisados em provas técnicas e testes de personalidade.

Isso acontece porque as corporações estão cada vez mais preocupadas em contratar colaboradores que tenham metas e objetivos similares aos seus e que apresentem a personalidade adequada para trabalharem em equipe de forma autônoma ou liderar diferentes profissionais.

Para estar ciente de como o mercado de trabalho te enxerga e entender melhor no que tem mais habilidade, o autoconhecimento é uma ferramenta importante.

Autoconhecimento e motivação

Pessoas que se conhecem de maneira profunda tomam decisões mais assertivas e têm mais segurança na hora de desenvolver alguma atividade. Isso porque elas sabem quais são suas competências, seus pontos fortes, assim como as áreas que dominam, e se sentem seguras ao realizar suas tarefas.

Da mesma maneira, esses profissionais conhecem seus objetivos e normalmente têm consciência do caminho que querem trilhar, permitindo mais motivação para desenvolver suas atividades, conquistar novos espaços e enfrentar desafios maiores com o decorrer do tempo.

Evolução constante

Assim como o autoconhecimento te permite conhecer melhor seus pontos fortes, os pontos fracos também são parte importante para a evolução constante do profissional. Isso porque ao conhecer suas “falhas” você foca em melhorar e consegue aprimoramento pessoal e profissional. Por exemplo, pessoas que têm dificuldade em falar em público podem ser ótimos líderes, mas não conseguem realizar treinamentos com outras áreas da empresa.

Se o profissional tem consciência do que o impossibilita de ministrar os treinamentos, ele pode trabalhar no problema e conquistar mais confiança para desempenhar sua função.

Foco

Quem se conhece bem, entende como aprende melhor, quais suas necessidades, com quais pessoas se relaciona melhor, o que tolera e o que não tolera, assim como entende quais áreas e cargos tem competência para ocupar.

Dessa maneira o profissional consegue focar de forma mais assertiva em seu desenvolvimento e tem consciência de seus planos e objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais. O que impacta diretamente no modo como se relaciona com gestores, colaboradores e clientes.

Quem possui autoconhecimento tem mais foco para desenvolver suas atividades e sabe planejar melhor suas atividades, o que reflete imediatamente nos resultados e em sua satisfação pessoal e profissional.

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