Oneomania: A Doença do Consumo

02.03.2018
Crie seu futuro – 728 x 90

Não é nenhuma novidade que os problemas financeiros são a origem de outras adversidades na vida de grande parte da população.

Com uma rápida pesquisa no Google aprendemos que existe uma palavra para o ímpeto exacerbado/doentio de comprar coisas sem realmente precisar: A oneomania.

O oneomaníaco tem o consumo como vício, assim como é a relação do alcoólatra com a bebida. A pessoa compra, por impulso, sem precisar do produto, apenas pelo prazer momentâneo de aliviar a angústia e diminuir o desconforto.

Alguma vez você parou para refletir antes de fazer uma compra?

A neurociência há anos vem estudando o que acontece em nosso cérebro nos mais diversos momentos de nosso dia. Podemos dizer que na hora de comprar alguma coisa entramos em um loop automático e, a partir dele, imediatamente pensamos nos benefícios e resultados positivos de uma compra.

Em contrapartida, deixamos de lado a análise técnica/matemática. Não analisamos se essa compra cabe no nosso orçamento e se realmente precisamos daquilo. E isso é o que acaba fazendo com que as pessoas entrem em dívidas infindáveis.

Você sabia que, de acordo com dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do consumidor – Peic, 61,3% dos brasileiros estão endividados?

Por isso, é essencial criar um mecanismo de defesa para que suas decisões financeiras sejam feitas de forma mais racional. E assim, trazer mais proteção e segurança para o seu bolso.

E existe formas bem simples e práticas de você fazer isso.

Mecanismos de defesa:

Comece pesquisando antes de uma compra. Hoje, com a internet, é bem fácil encontrar uma média de preços. Depois, tire dúvidas sobre o produto, assim você vai saber exatamente se o que você quer comprar supre suas necessidades. Você pode também buscar a opinião de outros consumidores para ver se eles realmente estão satisfeitos.

Uma boa ideia para evitar a oneomania, por exemplo, é não sair para fazer compras quando se está frustrado, triste e, ainda, com dívidas.

Além disso, saber quanto se ganha e quanto se gasta é uma chave para o controle. O money tracking é um programa grátis, criado pelo brasileiro Cristiano Meia Magalhães, que te ajuda a fazer um planejamento financeiro excelente para entender quais são os gastos supérfluos que comprometem sua renda.

Faça um teste agora: Lembre-se de tudo que você comprou no último ano. O que você ainda usa? Do que você se arrepende de ter comprado?

Em nossa cultura, recebemos um estímulo exacerbado para o ter. E acabamos esquecendo de ser e fazer muito mais.

Crie pontos de decisão sempre que precisar fazer uma compra. Assim, você para pra pensar antes de comprar. E, sem dúvidas, vai ter uma vida financeira mais sustentável e se livrar da ameaça da oneomania.

 

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Oi André tudo bem! Os brasileiros realmente estão endividados porque não tem um comportamento adequado em face de uma nova compra, que vai liberar no cérebro uma sensação momentânea de bem estar, e as pessoas endividadas são assim, compram por impulso e acabam mesmo ficando doentes por não saberem lidar com o momento de compra.

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *