Plano de Ação: Como Fazer?

08.03.2017

Se você não consegue se organizar para conquistar algum objetivo – de preferência a curto prazo – está precisando de um plano de ação. Essa ferramenta pode ser usada na gestão empresarial, de pessoas ou mesmo no dia a dia, como medida para alcançarmos o que desejamos em período de tempo determinado.

Assim como todo planejamento, o plano de ação nos prepara para a ação. Quando analisamos todo o caminho antes de partir para o destino, podemos prever o que encontraremos previamente, o que possibilita tomar medidas e precauções que tornem o trajeto mais rápido e viável.

Por meio do plano de ação, você determina aonde quer chegar e as ações necessárias a serem realizadas em um período estipulado. Apesar de simples, essa ferramenta é muito assertiva porque requer análise do cenário interno e externo ao executor. Dessa forma, torna as metas mais claras e objetivas, o que pode significar economia de tempo e recursos, maior produtividade e foco.

Monte seu plano de ação

Existem diversos métodos para elaborar um plano de ação. Mas, todos exigem a definição do objetivo final, passos para alcançá-lo, prazos de início e fim de cada etapa e levantamento de recursos necessários.

Uma técnica muito famosa para elaborar o plano de ação é a 5W2H, que nada mais é do que um check-list daquilo que deve ser considerado. Essa sigla significa:

What – o que será feito
Why – por que será feito
Where – onde será feito
When – quando será feito
Who – por quem será feito
How – como será feiro
How much – quanto custará fazer

O 5W2H permite definir melhor o seu objetivo e as ações para atingi-los. Ela é a técnica perfeita para elaborar um plano de ação empresarial para implementação de estratégias organizacionais em curto prazo, mas também pode ser adaptada a outras situações.
A partir desse levantamento, você deve:

Definir bem o seu objetivo

Procure compreender aonde você quer chegar e o porquê, para que seu plano de ação seja assertivo. Analise se o seu desejo é realista e atingível, do contrário, você terá mais trabalho. Muitas vezes, nesse caso, é necessário viabilizar primeiro pequenos objetivos para se atingir o objetivo final, o que demanda mais de um plano de ação.

Traçar suas metas

Depois que tiver definido bem o seu objetivo, você deverá materializar o caminho até ele. São as metas. Elabore uma lista de ações para atingir cada uma delas e delimite prazos para realizar cada uma. Além disso, também é importante estipular aqui os recursos para efetivá-las e atribuir as atividades ao seu responsável, quando for o caso.

Monitorar seu plano de ação

Não adianta montar um plano de ação se você não atualizá-lo. Anote as etapas concluídas e acompanhe a sua evolução constantemente para fazer adaptações quando preciso. Essa tarefa servirá de motivação para continuar com sua jornada rumo ao alcance dos seus objetivos.

E você, já montou alguma vez um plano de ação? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. muito bom. Bem explicativo.

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *