Plano de Carreira : Qual a Importância?

09.02.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

O teórico organizacional John Van Maanen afirma em sua obra “Organiztional careers: some new perspectives” que carreira nada mais é do que um caminho organizado e estruturado no espaço e tempo, seguido por um profissional. A definição de 1977 era certeira, mas talvez o estudioso não tivesse ainda a noção do modo como o mercado de trabalho e os profissionais se comportariam.

Atualmente, o plano de carreira não é apenas o caminho, mas sim a rota que organizações e profissionais devem ter em mente para se manterem competitivos e em constante evolução.

Ter um plano de carreira bem estruturado e com objetivos e metas bem traçados é o primeiro passo para quem almeja o crescimento profissional e resultados positivos em sua caminhada.

O que é Plano de Carreira?

Antes de falar sobre a importância do plano de carreira, é preciso entender o que ele é e como pode ser elaborado. Afinal, é com ele que você terá informações suficientes para entender como sua profissão se desenvolve, quais posições no mercado de trabalho pode atuar e como fará para chegar até seu objetivo.

O plano de carreira nada mais é do que um guia sobre sua vida profissional, que leva em consideração o momento em que está e até onde quer chegar.

No desenvolvimento pessoal, a profissão tem influência direta, já que ao saber em qual cargo quer chegar é possível também traçar objetivos paralelos ou complementares, como o investimento em cursos técnicos, aquisição de imóveis e planejamento de viagens.

Mais motivação

Profissionais que possuem um plano de carreira, ou trabalham em corporações que oferecem esse suporte, têm mais motivação para desempenhar seus papéis dentro da empresa. Isso se reflete não apenas no aumento da produção, mas também na busca por novos desafios.

Para as instituições, profissionais com plano de carreira e motivados são talentos mantidos na base de colaboradores, fator essencial para preservar a evolução dentro do setor de atuação diante de um mercado cada dia mais competitivo. Já para os colaboradores, o plano de carreira é a garantia do desenvolvimento profissional e da conquista de novos objetivos e metas.

Melhor entendimento profissional

É preciso entender que sempre que esse planejamento é feito ou reestruturado (já que sua manutenção é essencial), o profissional tem consciência de suas possibilidades e de como o mercado de trabalho se comporta diante de profissionais com suas capacitações e conhecimento.

Isso permite que você tenha uma visão mais ampla de seus afazeres e entenda se a empresa na qual atua te trata como a maior parte das corporações do setor ou se é preciso buscar novas oportunidades para alcançar seus objetivos.

Atualmente, profissionais e gestores estão mais atentos ao ritmo acelerado de desenvolvimento empregado com a globalização de grandes companhias e também com a maturidade profissional encontrada em pessoas cada dia mais jovens. O Plano de carreira funciona também com um termômetro para o profissional e a empresa.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172