Como a PNL Pode Ajudar Seus Relacionamentos?

12.04.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Todos nós, seres humanos, estamos nos relacionando o tempo todo uns com os outros e conosco mesmos. Disso, às vezes, surgem alguns mal-entendidos e PNL pode te auxiliar a lidar com eles.

Você sabia que no dia-a- dia a maioria dos conflitos de relacionamento que surgem podem ser resolvidos com uma simples mudança de percepção? Pois é, a PNL explica isso. A forma como entendemos as coisas que nos acontecem está sempre ligada a nossa percepção de mundo, que a PNL chama de “mapa”.

Cada “mapa” é único por ser criado mediante as experiências de vida de cada um. Quando estudamos geografia – calma, você não precisa lembrar das suas aulas para continuar a ler esse artigo – aprendemos diversos mapas de vários países, mas nenhum mapa é exatamente o território de cada país, somente uma representação dele. Por isso, para a PNL “mapa não é território”.

Isso é somente outra forma de dizer: “O que é certo para mim não é certo para você”. Com isso, já começamos a entender, a partir da PNL, como surgem muitos conflitos no trabalho, no relacionamento familiar, pessoal etc. Na verdade, quando interferimos no “mapa” do outro ou quando o outro interfere no nosso (na nossa verdade, na nossa forma de ver o mundo) é que surgem os conflitos.

Outras questões que intervém na nossa forma de lidar com o mundo são as generalizações, omissões e distorções. Todos nós fazemos os três – ufa! – mas ter consciência disso nos torna mais sábios e sensatos em qualquer situação. Nos convertemos em pessoas com maiores possibilidades de êxito em nossos relacionamentos e mais responsáveis pelo sucesso ou fracasso deles.

Sempre que observamos um fato, ainda que busquemos detalhes, partes da realidade são omitidas. Como quando olhamos uma árvore e, por mais características que possamos relatar como tamanho, cor, flores, acabamos omitindo a curvatura dos galhos e o número deles.

Generalizamos quando tiramos conclusões, a partir de uma experiência, de que existe uma suposta regra. Há o senso de que “será assim sempre”. Como quando sofremos uma decepção amorosa e pensamos: “Homem não presta!”. Será mesmo que nenhum presta? Nem o seu pai? Bom, talvez não seja bem assim…

Aí já começamos a perceber o quanto nos enganamos com nossos próprios pensamentos. Distorcemos um fato sempre que o analisamos de acordo com a nossa realidade. Como somente conseguimos conhecer e entender o mundo a partir da nossa própria lente do binóculo, ou seja, da nossa própria realidade (nosso “mapa”) o que temos é apenas uma representação, o tempo todo.

Como melhorar suas relações a partir da PNL?

Então existem três verdades:

1. Aquilo que eu acredito;

2. Aquilo que eu acho que a outra pessoa acredita e

3. A realidade. Por isso criamos a nossa realidade externa com base no que acontece dentro de nós mesmos.

Se você sente que precisa melhorar o seu relacionamento com alguém, seja quem for, precisa primeiramente separar o que realmente aconteceu ou vive acontecendo, da forma que você enxerga e conduz tal situação, ou seja, é preciso separar fato x significado.

Somos 100% responsáveis pela nossa vida, e isso significa por tudo que nos acontece. Daí você pode dizer: “Mas Karina, foi ele que fez, que me deixou assim, eu não fiz nada, não tinha escolha”. Ainda assim você é inteiramente responsável pelo que vai fazer com isso que aconteceu, por como vai reagir ou agir a partir do fato ocorrido.

E te digo mais: na verdade a sua vida inteira será baseada no que você fez e como lidou com esses 10% aí que lhe aconteceu e que você não podia evitar. Ainda quando acontece algo inesperado em nossas vidas, o que é somente 10% dos casos, somos 100º% responsáveis pelo que vamos fazer com esses 10% que nos aconteceu.

Por isso, faça o seguinte:

1. Faça uma análise sincera dos seus relacionamentos em todas as áreas da sua vida, e também da parte do seu passado que te incomoda;

2. Separe fato do significado (por exemplo, ao invés de dizer que fulano é preguiçoso, diga que fulano demora muito tempo para fazer o que precisa ser feito);

3. Busque a melhor maneira de lidar com o fato através de significados melhores e mais leves.

Uma vida mais plena e feliz só depende de nós mesmos. Lembre-se disso!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Muito bom, de fácil compreensão. Essa forma objetiva de abordagem do tema é importante para a boa assimilação de quem está precisando de ajuda. Sucesso!

    1. Karina Thomazine

      Obrigada querida. Fico muito feliz em saber que gostou do artigo.

  2. Perfeito! É “só” aceitarmos e colocar em prática né? Adorei. Sinto que precisovme aprofundar mais. Bjs.

    1. Karina Thomazine

      Sim querida. Precisamos nos aprofundar cada vez mais em nós mesmas e buscar uma melhor comunicação conosco para depois melhorarmos com os outros

  3. Essas técnicas de PNL realmente são perfeitas para melhorar a comunicação e os relacionamentos em si. Parabéns!

    1. Karina Thomazine

      Sim, sem dúvidas. Traz muita clareza para nossa vida e é importantíssimo para vivermos mais felizes.

  4. Ótimo artigo, parabéns e obrigado pelo compartilhar de conhecimento, esclarecedor.
    Aguardando o próximo, rss

    1. Karina Thomazine

      Obrigada Júnior, fico feliz que tenha sido útil.
      Fique atento aqui porque essa semana tem mais 🙂

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *