Por que é Preciso Mudar?

15.01.2018

Quando o assunto é mudar alguma situação que estamos vivendo, são muitos os questionamentos que surgem em nossa mente.

E muitas vezes a primeira e a principal questão que permeia insistentemente os nossos pensamentos é “Por que o outro não muda a atitude ou comportamento que de alguma forma está nos afetando?”.

Constantemente, apontamos o dedo para as limitações e defeitos alheios numa tentativa frustrada de corrigi-los para que nossos problemas sejam amenizados ou resolvidos.

Ou então, colocamos a culpa de nossa insatisfação em fatores como o governo, a situação econômica do país, a falta de tempo, etc.

E este é o primeiro grande obstáculo ao processo de mudança.

Apontar os outros ou fatores externos como culpados pelos nossos resultados insatisfatórios não nos ajudará a resolver o problema.

Muito pelo contrário, isso será um argumento convincente para nos manter em nossa zona de conforto e nos impedir de realizar as mudanças necessárias em nossas vidas.

E mais, agindo desta forma estamos abrindo mão de todo nosso poder pessoal e passamos apenas a sofrer o impacto que as decisões dos outros nos causam.

Como começar a mudar?

Para promover uma mudança profunda e verdadeira, é preciso reconhecer que você é quem está no comando de sua própria vida.

E a partir deste ponto, comece a conhecer a si mesmo para mudar.

Avalie suas vulnerabilidades, limitações e pontos que você precisa desenvolver para promover a mudança desejada, mas avalie também seus recursos e pontos forte, pois eles serão muito úteis se potencializados neste processo de mudança.

Mas atenção! Não basta apenas identificar o problema e assumir a responsabilidade pela mudança.

Parte importante desse processo é saber onde se quer chegar.

A maioria das pessoas sabem exatamente o que as deixam infelizes, mas muitas vezes não sabem o que querem no lugar disto.

Ter claridade dos objetivos é fundamental para nos colocar na direção correta. E um bom exercício para estabelecer este objetivo é a visualização.

Tome uma posição confortável em um momento de tranquilidade, feche os olhos e faça uma viagem ao futuro. Vislumbre quais conquistas você estará comemorando neste futuro e identifique o que você está vendo, ouvindo e sentindo neste momento.

Isto ajudará a consolidar em sua mente exatamente onde se quer chegar. E quando sabemos qual é o destino, fica mais simples estabelecer qual é o caminho.

Uma vez conhecido o destino e o caminho a percorrer, subdivida este grande objetivo em pequenas metas diárias. Isto o manterá sempre na rota certa e ajudará a mensurar cada passo em direção à transformação desejada.

Melhore sua rotina

Toda grande conquista é formada por pequenas coisas feitas todos os dias!

Então tome consciência do quanto é importante estabelecer uma nova rotina diária.

Implantar uma nova rotina, muitas vezes pode ser um pouco penoso e realmente exigir muita força de vontade, mas gradativamente ela se transformará em um hábito e a tarefa poderá ser executada de maneira natural.

E o mais importante…dê o primeiro passo!

Daqui um ano você vai desejar ter começado hoje… Então comece!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *