Por que o Fracasso é Importante para o Sucesso?

02.06.2017

Antes de iniciar este artigo eu preciso te contar um segredo. Nem tudo o que você planejar ou fizer na sua vida vai dar certo.

Nem todas as expectativas serão atingidas ou superadas, nem todos os sonhos serão alcançados da forma como você gostaria, nem todos os seus projetos lhe trarão os resultados  que você deseja.

O tão temido fracasso é uma possibilidade real e na maioria das vezes fatídica na vida das pessoas.

O que vou te dizer agora talvez você dificilmente verá outras pessoas falando tão abertamente, mas o fato é que você vai sim fracassar, vai fracassar muito! E quem dera se fosse somente isso!

Ao longo da sua vida você irá fracassar irá perder, irá sentir dor, muita dor, inúmeras vezes você sentirá dor!

Na sociedade atual, na qual vivemos uma “onda de motivação”, o fracasso é tratado como algo opcional, como se você escolhesse ter sucesso e pronto, sua vida simplesmente será semelhante a um “mar de rosas”. Mas estou aqui, neste artigo, para te dizer exatamente o contrário!

Se isso de alguma forma te chateia ou te entristece, eu sugiro fortemente que você pare de ler este artigo aqui mesmo, afinal vou falar de fracasso, escolhas e dor!

Porém, se você chegou até este parágrafo, significa no mínimo que, ou você já sentiu essa dor do fracasso fortemente na sua vida e sabe exatamente do que estou falando, ou você a está sentindo neste exato momento e sabe o quão dolorosa e intensa ela é. Em ambos os casos eu tenho uma excelente notícia para você!

Você já foi curado do vírus do sucesso abundante e já entendeu que motivação não é simplesmente você assistir um vídeo, uma palestra, ler um artigo ou coisa do tipo e depois sentir-se emocionalmente impelido a entrar em ação nos dias subsequentes àquele conteúdo consumido. Você já percebeu que o único e real fundamento da motivação é lhe dar um série de motivos para entrar em ação, e estes motivos precisam estar diretamente ligados a você, ao que verdadeiramente lhe faz sentido, aos seus valores, aos seus sonhos mais íntimos, a sua vida!

E uma vez dotado destes motivos você entende que, muito mais do que sentir-se emocionalmente impelido a entrar em ação, você buscará seus sonhos e resultados, aconteça o que acontecer, de forma altamente focada, intensa, obcecada e disciplinada, e mesmo em meio a dor do fracasso, você tomará a decisão mais acertada e permanecerá em sua caminhada rumo aquilo que você deseja, afinal o fracasso vem para todos e mais de uma vez na vida, agora tornar-se um fracassado é questão de decisão, e esta decisão está reservada exclusivamente aos fracos.

Mas vamos lá, uma vez concebida a ideia de que o fracasso é um fato real e que se ainda não chegou na sua vida uma hora ele chegará, está na hora de falarmos dos benefícios que o fracasso ou a dor da perda podem lhe trazer!

Eu não vou falar neste artigo sobre o fato de que o fracasso é um degrau que antecede o sucesso pois isso já está mais do que falado e abordado no meio do desenvolvimento humano, o que quero lhe dizer são do benefícios pontuais e concretos que o fracasso ou a dor podem lhe render.

Mais precisamente dois benefícios: Força e Resiliência

Vamos exemplificar.

Você está altamente focado, caminhando intensamente dia após dia rumo aos seus objetivos, não aceita nada menos do que o resultado que você planejou e definiu como sucesso, você está obcecado e muito disciplinado!

A sua motivação real e diária vem do fato de você estar totalmente alinhado com aquilo que faz sentido para você, e isso te mantém diariamente comprometido com o seu sonho, com o seu tão desejado resultado.

Mas, por algum motivo alheio a sua vontade, por razões ou influências externas ou até mesmo em alguns casos, por conta de outras pessoas,  o seu tão sonhado objetivo está momentaneamente impedido de ser realizado, ou seja, naquele exato momento você é envolvido por um sentimento de dor, de frustração, de derrota, de fracasso!

E isso te consome! Consome as suas forças, consome até mesmo a sua motivação, te faz desanimar completamente, o seu foco se perdeu, sua intensidade se esvaiu, sua obsessão transformou-se e dor e decepção e sua disciplina se despediu de você.

A única coisa real que lhe restou naquele fatídico momento é dor, decepção, frustração, tristeza, FRACASSO!

E ele é implacável, simplesmente não dá trégua! A cada momento as suas investidas se tornam mais fortes e consequentemente a dor sentida te machuca ainda mais… nesse momento em que muitas pessoas desistem e assumem para si o rótulo de fracassados, aceitam ser taxadas como derrotadas, se deixam levar pela situação, pela dor, pela perda, é exatamente neste momento o melhor momento de alcançar o sucesso, o seu crescimento, o seu desenvolvimento,  A FORÇA E A RESILIÊNCIA que lhe gabaritarão a alcançar o próximo nível, o nível das conquistas, o nível das realizações!

Esse momento de dor intensa é o momento de firmar os alicerces que te sustentarão na sua próxima investida rumo ao seu objetivo, “É em um momento de decisão que a sua vida muda para sempre!”(Tony Robbins).

Então, você para, racionaliza a situação, se desassocia do momento e das suas emoções e racionalmente entende o que está acontecendo.

E uma vez de posse do conhecimento do que chamo de “Alquimia do Fracasso” você, como um verdadeiro Alquimista da vida simplesmente transmuta toda aquela dor, frustração, decepção, em Força e Resiliência e simplesmente se transforma em alguém ainda mais focado, intenso, obcecado e disciplinado, consciente de que o maior ativo de um ser humano é o tempo, você simplesmente não o perde, não o desperdiça, toma a sua decisão, reordena as suas prioridades, estabelece um novo resultado, novas estratégias e parte em busca do novo, do melhor, do seu resultado, DO SEU SUCESSO!

Mas existe um detalhe aqui.

Muitas pessoas dirão que as coisas não são simples assim, que você terá que parar e aprender com o erro para não fracassar mais, que terá, quem sabe, até mesmo que respeitar as “fases do luto”. Você pode até fazer isso, pode até desperdiçar seu tempo e justificar a sua falta de ação, a sua fraqueza com termos e ideias que a sociedade tem lhe oferecido para explicar os tão poucos resultados expressivos que a grande maioria possui em suas vidas.

Mas no final das contas o único realmente que poderá decidir como enfrentará isso é você, se sairá desse momento de fracasso mais forte, resiliente e gabaritado a novos e maiores projetos e resultados, ou se vai juntar-se a grande parcela da sociedade e aceitar o médio, e viver frustrado acreditando que tudo podia ter sido diferente mas não foi… não foi porque você não quis!

O maior professor do fracasso não é o tempo, é a dor que ele gera e que te impulsiona a sair daquela situação imediatamente.

Portanto, nos momentos de maior dor, frustração e decepção da sua vida, escolha ser forte e viva intensamente a sua vida e os seus sonhos!

Afinal, no final de tudo a maior e mais real verdade é que, nesta vida, tudo aquilo que não nos mata, fatalmente nos fortalece, desde que assim desejamos que o seja!

Agora vá e conquiste a vida que você deseja!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172